on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o raio de uma explosão

Atualizado em 20 julho, 2017

Uma explosão libera uma esfera de pressão de ar além do normal, que danifica tudo o que estiver em seu caminho. Essa pressão acima do normal gerada por uma explosão é chamada de sobrepressão. No caso de uma bomba nuclear com 2 psi de sobrepressão, aproximadamente 45% da população é atingida, 5% é ferida de maneira fatal, pequenas construções são destruídas e grandes construções são danificadas. A sobrepressão é útil no calculo do raio da explosão, especialmente no caso de bombas nucleares, já que diferentes níveis de sobrepressão produzem diferentes níveis de destruição.

Instruções

Calcule o raio de uma explosão usando a sobrepressão (Department of Energy/Photodisc/Getty Images)
  1. Faça a escala da altura da explosão de uma bomba de 1 quiloton. Divida a altura na qual a bomba foi detonada pela raiz cúbica da capacidade da bomba. Por exemplo, em uma explosão de 43 quilotons a 150 m, o valor será 42,8 m. Essa é a altura na qual uma bomba de 1 quiloton deve ser detonada, para ter o mesmo efeito de sobrepressão do que a bomba original.

    Loading...
  2. Leia o gráfico de sobrepressão de uma explosão de 1 quiloton, para obter a distância de 2 psi, usando o valor da escala. Uma bomba de 1 quiloton, detonada a 42,8 m possui um valor de sobrepressão de 2 psi que se estende a 823 m.

  3. Converta os valores de 1 quiloton para os valores originais da capacidade. Multiplique o valor do gráfico pela raiz cúbica da capacidade. A 823 m, uma bomba de 43 quilotons possui uma distância de sobrepressão de 2 psi de 2.880 m.

  4. Converta para metros. Divida o valor obtido por 1.000, que é a quantidade de metros em um quilômetro, o valor final será de 2,88 Km.

  5. Calcule a área da explosão. Eleve a distância da explosão ao quadrado e multiplique por Pi (3,14). Com uma distância de 2,88 Km, o raio da explosão de sobrepressão de 2 psi será de 26,04 Km².

Loading...

Dicas

  • Para calcular o raio de uma explosão menor, obtenha o gráfico de sobrepressão de uma explosão menor.

O que você precisa

  • Capacidade da bomba
  • Altura na qual a bomba foi detonada
  • Gráfico de sobrepressão de uma explosão de 1 quiloton

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...