×
Loading ...

Como calcular o raio de rotação para uma centrífuga

Atualizado em 23 março, 2017

O raio de rotação de uma centrífuga representa o quão longe um tubo de teste alcança a partir do centro do equipamento. É mais fácil medir o raio de rotação do que calculá-lo. Contudo, é possível usar a fórmula da força centrífuga relativa para calcular o raio. Para utilizá-la, é necessário conhecer a velocidade de rotação da centrífuga e a força centrífuga relativa.

Instruções

É necessário conhecer a velocidade de rotação da centrífuga e a força centrífuga relativa para calcular o raio de rotação (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Determine a velocidade de rotação da centrífuga e a força centrífuga relativa; esses dois parâmetros devem estar impressos no aparelho. Por exemplo, suponha que a velocidade de rotação da centrífuga seja 2000 rotações por minuto e a força centrífuga relativa seja 20.

    Loading...
  2. Divida a velocidade de rotação por minuto da centrífuga por 1000. Em seguida, eleve o resultado ao quadrado. No exemplo, 2000 rotações por minuto dividido por 1000 é igual a 2, e 2 elevado ao quadrado é igual a 4.

  3. Multiplique o resultado do Passo 2 por 1,12. No exemplo, 4 x 1,12 = 4,48.

  4. Divida a força centrífuga relativa pelo número calculado no Passo 3. No exemplo, 20 dividido por 4,48 é igual a 4,464 centímetros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...