Saúde

Como calcular a relação de risco do colesterol HDL e do LDL

Escrito por padgett farmer | Traduzido por adonis queiroz
Como calcular a relação de risco do colesterol HDL e do LDL

Saber a sua relação de LDL e HDL é muito importante para manter a saúde

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Existem diversos números que devem ser considerados ao determinar sua saúde colesterol. Seu colesterol LDL, ou lipoproteína de baixa densidade, é o mau colesterol; ele é transportado para as suas artérias e tecidos. O colesterol HDL, ou lipoproteína de alta densidade, é o bom colesterol; ele é transportado para o fígado para ser eliminado. TC, ou colesterol total, e os triglicerídeos são gorduras do sangue que também são importantes para a contagem do seu colesterol.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

    Determinando seu LDL

  1. 1

    Divida o número do seu triglicerídeo por 5. Por exemplo, se seu triglicerídeo é 180, você dividirá 180 por 5, obtendo 36 como resposta.

  2. 2

    Subtraia seu HDL do seu colesterol total. Usando nosso exemplo, se seu HDL é 40 e seu TC é 220, você deverá subtrair 40 de 220, obtendo 180 como resultado.

  3. 3

    Subtraia o número que você calculou no primeiro passo (36) pelo número que você calculou no passo 2 (180). No nosso exemplo, 36 subtraído de 180 é igual à 144. Esse número é o seu colesterol LDL. O ideal para o seu LDL é estar abaixo de 130.

    Determinando a relação do LDL para o HDL

  1. 1

    Para determinar a relação do seu LDL para o seu HDL, divida seu LDL pelo seu HDL. Usando nosso exemplo, 144 dividido por 40 é igual a 3,6.

  2. 2

    Determine seu risco. De acordo com "Cholesterol Down: Dez passos simples para baixar seu colesterol em 4 semanas — Sem prescrição de remédios", a razão do LDL com o HDL de 3.3 a 4,4 é considerado de baixo risco; de 4,4 a 7,1 é considerado médio; de 7,1 a 11,1 é considerado moderado e 11,1 ou maior é considerado alto risco.

  3. 3

    Tente abaixar o seu LDL e aumentar o seu HDL para diminuir a razão para 3,0 ou menos, essa é a relação ideal.

Dicas & Advertências

  • A alta relação de LDL para HDL significa que você está em maior risco de acúmulo de placas nas artérias, inflamação dos vasos sanguíneos, uma superabundância de coagulação do sangue, envelhecimento precoce, doenças do coração e ataque cardíaco.
  • Também é importante prestar atenção ao seu TC e à contagem de triglicérides, uma vez que esses números também influenciam muito a saúde do seu coração
  • Consulte seu médico antes de começar ou finalizar qualquer programa de tratamento a problemas de colesterol.
  • Sua taxa de colesterol deve ser revista após um ano para saber se ela aumentou.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media