Mais
×

Como calcular o rendimento acadêmico em uma planilha do Excel

Atualizado em 22 novembro, 2016

O Coeficiente de Rendimento (CR) de um estudante do Ensino Médio tem influência direta em sua aprovação para algumas universidades. Estudantes do Ensino Superior também precisam se preocupar com seu CR, já que notas altas podem abrir portas para grandes oportunidades, enquanto notas baixas podem levar à suspensão ou ao cancelamento da matrícula. O CR das faculdades também é importante para estudantes de nível técnico que desejam cursar o Ensino Superior. Você pode calcular facilmente seu CR utilizando uma planilha do Excel em seu computador.

Instruções

Calcular o CR em uma planilha digital é um procedimento fácil (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Abra uma nova planilha no Excel. Comece a digitar na linha um. Começando da coluna A e terminando na D, digite o seguinte: Matéria, Nota, Créditos e Peso.

  2. Liste as matérias que estiver cursando na coluna A, começando da linha dois e descendo. Lembre-se que essas são as etiquetas, então, use qualquer palavra que o lembre de qual matéria se trata. Por exemplo: na coluna A podem ser inseridas palavras como inglês, química, história e francês. Digite a palavra CR na linha logo após a última etiqueta de matéria.

  3. Digite valores numéricos com as notas recebidas em cada matéria na coluna B, ao lado das etiquetas apropriadas. Note que as notas vão de 0 até 10,00. Verifique a política de notas da sua faculdade ou escola para ter certeza sobre o valor das notas.

  4. Digite na coluna C o número de créditos ou as horas por semestre que se aplicam a cada classe. Verifique a grade curricular caso não tenha certeza sobre quantos créditos valem cada matéria.

  5. Deixe que o Excel calcule o peso de cada matéria. Clique na célula D2, a primeira célula vazia na coluna abaixo do cabeçalho e arraste-a para baixo até chegar na última linha correspondente às matérias. Digite "=B2*C2" na barra de ferramentas na parte superior da planilha. Selecione a opção "Preencher" no menu "Editar" e tecle "Enter". Verifique se os cálculos referentes a cada matéria aparecem na coluna D.

  6. Encontre o resultado da coluna "Peso" selecionado a célula na coluna D vazia referente a linha do CR e digite "=SOMA" na barra de ferramentas, seguido do intervalo de células que deseja incluir. Por exemplo: se os pesos estão listados das células D2 à D6, digite "=SOMA(D2:D6) e aperte "Enter". Encontre o resultado para a coluna "Créditos" usando na coluna C a mesma técnica.

  7. Calcule o CR dividindo a célula "Peso" da linha em questão pela célula "Créditos". Por exemplo, se o peso está em D7 e os créditos em C7, digite "=D7/C7" na barra de ferramentas e aperte "Enter" para calcular o coeficiente de rendimento. Salve sua planilha.

Dicas

  • Esse processo pode parecer complexo, mas assim que você se acostumar a digitar os dados, a planilha pode ser feita em alguns minutos.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article