on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o resistor da base de um transistor

Atualizado em 17 abril, 2017

Operar um transistor requer que uma tensão seja aplicada a sua base. Entretanto, um resistor deve estar sempre conectado entre a tensão aplicada e a base, pois a corrente entre a junção da base e do emissor do transistor (um diodo semicondutor) não pode exceder o máximo da corrente de base permitida. Se isso acontecer, o transistor será destruído imediatamente ou terá uma vida útil muito limitada. Para se certificar de que a corrente da base não exceda as especificações do fabricante, é necessário calcular o valor do resistor base. Para isso, você precisa saber a especificação de corrente máxima de base do fabricante.

Instruções

Use um resistor de base no seu circuito de transistor para garantir que ele não quebrará (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Obtenha a especificação da corrente da base que se encontra na data sheet do transistor. Para esse exemplo, use uma base de corrente máxima de 7 amperes fornecida no data sheet para o transistor de energia NPN planar de base epitaxial de silício STMicrolectronics 2N3055 (ver Referências).

    Loading...
  2. Descubra a tensão de base máxima que será aplicada à base do transistor e a tensão mínima que será aplicada no emissor do transistor para a configuração específica do seu circuito de transistor. Por exemplo, use uma tensão máxima de base de 10 volts e uma tensão mínima de emissão de 6 volts.

  3. Subtraia a tensão máxima de base da tensão mínima do emissor. Chame essa tensão de resistor da base para tensão do emissor. Para esse exemplo, calcule que a tensão é igual a 14 volts, já que 20 menos 6 é igual a 14.

  4. Divida o resistor da base para tensão do emissor pela especificação da corrente máxima de base. Por exemplo, divida 14 volts por 7 amperes para obter 2 ohms para o resistor mínimo de base necessário, já que a tensão dividida pela corrente é igual à resistência em ohms.

  5. Duplique o valor do resistor que ficar em série com a base para compensar pequenas variações nas especificações do transistor, causadas pelo processo de fabricação. Use um resistor de base de 4 ohms para o transistor de energia desse exemplo.

Loading...

Dicas

  • Aplique métodos de análise de circuito de transistor para tipos diferentes de configurações de circuito de transistor. Se o seu circuito de transistor tiver um resistor no emissor, a soma do resistor de base e do resistor de emissão deve ser somada ao valor obtido quando você dividir o "resistor de base para tensão do emissor" pela especificação da corrente máxima de base. Isso quer dizer que, neste caso, você pode usar um valor menor para o resistor da base com segurança.

Aviso

  • O uso incorreto de equipamentos e componentes eletrônicos pode gerar incêndios, ferimentos graves ou morte. Trabalhe sempre sob a supervisão de um técnico em eletrônica ou engenheiro elétrico. Tenha um certificado em segurança eletrônica antes de trabalhar com equipamentos e componentes eletrônicos.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...