Mais
×

Como calcular a saponificação

Atualizado em 20 julho, 2017

A saponificação é uma alteração química provocada pela ação de uma base sobre um óleo vegetal ou uma gordura animal, resultando em sabão. A base mais comum na fabricação de sabão caseiro é a soda cáustica, também conhecida como hidróxido de sódio ou NaOH. São necessários apenas três ingredientes na produção de sabão: gordura, soda cáustica e água. A água não é tão fundamental; se há uma grande quantidade dela, o sabão levará mais tempo para endurecer. A proporção entre a gordura e a soda cáustica é mais importante. Felizmente, as informações do processo para todas as gorduras comuns estão facilmente disponíveis.

Instruções

A saponificação é a transição da gordura para o sabão (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Meça a massa da gordura que deseja saponificar. Subtraia a massa do recipiente.

  2. Consulte o índice de saponificação da gordura na tabela que está sendo utilizada. Para um sabão suave, subtraia 5% do índice. Por exemplo, o índice do óleo de semente de girassol é 0,134; para um sabão mais suave, deve ser usado o valor 0,1273.

  3. Multiplique o índice pela massa da gordura; utilize a mesma medida de massa para a soda cáustica que foi usada para a gordura. Por exemplo, se há 1.000 gramas de óleo de semente de girassol para fazer um sabão suave, multiplique 1.000 por 0,1273; o resultado será 127,3 gramas de soda cáustica.

Aviso

  • Na fabricação de sabão, utilize proteção para os olhos e luvas resistentes.
  • Certifique-se de que a tabela seja para soda cáustica ou hidróxido de sódio (NaOH), não para hidróxido de potássio (KOH).

O que você precisa

  • Balança
  • Tabela de saponificação
  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article