Como calcular a sua composição corporal e a massa muscular

Escrito por hallie hammack | Traduzido por elen canto
Como calcular a sua composição corporal e a massa muscular

O IMC de uma pessoa e a massa muscular são úteis para monitorar a saúde em geral

SMALL WAIST image by stelian from Fotolia.com

Conhecer a sua composição corporal e massa muscular magra pode ser um passo importante para avaliar a sua saúde geral e determinar metas de boa forma. Embora medir a massa muscular seja um processo relativamente simples, pois basta comparar a quantidade de gordura com a quantidade de músculo do corpo, calcular a composição corporal pode ser um pouco mais complicado. A forma mais comum de avaliar a composição corporal é por meio do índice de massa corporal, ou IMC. Esse índice utiliza cálculos simples para comparar o peso e a altura de uma pessoa para determinar se o peso está dentro de uma faixa saudável. Embora seja necessário um esforço para obter essas medidas, ambas são importantes para monitorar sua saúde em geral.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Balança
  • Lápis
  • Fita métrica
  • Medidor de gordura corporal
  • Caculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

    IMC

  1. 1

    Pese-se assim que acordar, antes de comer e depois de ir ao banheiro. Certifique-se de que a balança esteja em uma superfície dura e nivelada, e não use roupa alguma durante a pesagem. Arredonde o seu peso para cima, para o meio quilo mais próximo.

  2. 2

    Meça sua altura. Fique em pé de costas para a parede, com a cabeça e os olhos virados para a frente. Use um lápis para marcar a sua altura na parede atrás de você, medindo a partir do ponto mais alto da sua cabeça. Certifique-se de que esteja descalço.

  3. 3

    Use uma fita métrica para medir do chão até a marca na parede. Arredonde sua altura para baixo, para o centímetro mais próximo.

  4. 4

    Divida seu peso em quilos por sua altura em metros. Em seguida, divida o número resultado por sua altura novamente. Esse número final é o seu IMC. Por exemplo, uma pessoa que tem 68 kg e mede 1,72 m de altura apresenta um IMC de 22,9. (68/1,72= 39,5; 39,5/1,72= 22,9).

  5. 5

    Verifique se o seu IMC está dentro de uma faixa saudável. Uma pessoa é considerada abaixo do peso se o seu IMC é inferior a 18,5. Um IMC entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável​​, e pessoas com IMC entre 25 e 30 são consideradas acima do peso. Quem tem um IMC entre 30 e 40 é considerado obeso, e um IMC acima de 40 indica obesidade extrema.

    Massa muscular

  1. 1

    Use um medidor de gordura corporal para verificar seu percentual de gordura corporal. Siga as instruções que acompanham o medidor e responda às perguntas da forma mais sincera possível para alcançar resultados mais precisos.

  2. 2

    Calcule sua massa de gordura corporal multiplicando o seu peso pelo percentual de gordura corporal. Por exemplo, uma pessoa que pesa 68 kg e tem 20% de gordura corporal teria 13,6 kg de massa de gordura corporal.

  3. 3

    Subtraia a sua massa de gordura corporal de seu peso para calcular a massa muscular magra. Por exemplo, uma pessoa de 68 kg com uma massa de gordura igual a 13,6 kg teria uma massa muscular magra igual a 54,4 kg.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media