on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o tamanho do buraco para parafusos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Parafusos entrarão mais facilmente e ficarão mais firmes se você analisar corretamente o tamanho do buraco. Os parafusos de madeira poderão precisar de três brocas de tamanhos diferentes, uma para o furo guia, uma para o buraco da haste e outra para rebaixar a "cabeça". Até mesmo parafusos de metal precisam de um furo guia para dar início ao trabalho. Você poderá usar um gráfico para determinar os tamanhos de furos para perfurar, mas se você não sabe o número do parafuso ou não tem uma tabela à mão, poderá usar o próprio parafuso como um guia para escolher a broca certa.

Instruções

Parafusos de cabeça plana poderão precisar de três tamanhos de broca diferentes (standing screws image by bluefern from Fotolia.com)
  1. Examine as brocas até encontrar uma que se pareça com o mesmo diâmetro da raiz do parafuso. A raiz é o eixo central, não incluindo os segmentos que se destacam. Segure a broca contra o parafuso e compare de perto os seus diâmetros.

    Loading...
  2. Obtenha uma broca reserva para fazer o furo guia na madeira ou em uma folha de metal. Para madeiras macias, escolha brocas que sejam um pouco menores do que a raiz do parafuso.

  3. Segure outra broca contra a haste do parafuso, que é a seção sem nenhum segmento abaixo da cabeça. Parafusos de folha de metal não possuem hastes, então você normalmente só precisará de um furo guia para eles. Escolha uma broca que seja do mesmo tamanho que a haste de madeira ou até mesmo um pouco menor.

  4. Meça o diâmetro da cabeça do parafuso caso você queira fazer um furo de batoque, assim você poderá esconder a cabeça debaixo da superfície com uma espécie de tampa. Escolha uma broca que seja do mesmo diâmetro que a cabeça do parafuso ou um pouco maior. Se o parafuso tiver a cabeça chata, você também vai precisará rebaixar a broca em forma de cone, deixando-a tão grande quanto o diâmetro da cabeça. Afunde totalmente a cabeça do parafuso.

  5. Meça o comprimento da haste e o comprimento da totalidade do parafuso, não contando com a ponta do cone. Se o parafuso tiver a cabeça plana, inclua a espessura da cabeça em ambas as medições; caso contrário, comece a medição abaixo da cabeça. Estas medidas serão a profundidade do furo guia e do furo da haste.

  6. Faça o furo de batoque, se necessário. Perfure o furo guia na mesma profundidade que o comprimento do parafuso, a partir da superfície ou no fundo do furo de batoque. Aumente o furo guia com base na profundidade da haste, a partir da superfície ou no fundo do furo de batoque, se necessário.

  7. Rebaixe a parte superior do orifício, caso o furo seja para um parafuso de cabeça plana.

Loading...

Dicas

  • Se você tiver tampões muito maiores do que a cabeça do parafuso, faça um furo de batoque que seja do mesmo tamanho ou um pouco menor do que os tampões.

O que você precisa

  • Régua

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...