Mais
×

Como calcular o tamanho da calha

Atualizado em 23 março, 2017

As calhas protegem a casa durante tempestades. Sem elas, a água iria cair e se acumular na base da casa. Isto iria, com o passar do tempo, mofar a fundação, apodrecendo-a e deteriorando-a. A água nas calhas é conduzida a um local alternativo. O componente principal da calha é o bico. Então, o cálculo correto do bico da calha é fundamental para saber dimensionar corretamente todo o sistema da mesma.

Instruções

A calha é de extrema utilidade na conservação das fundações da casa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Passos

  1. Determine a área da superfície de seu telhado. Use a fórmula A = L x W, onde A é a área, L é o comprimento e W é a largura. Por exemplo, se o seu telhado possui 12 metros de comprimento e 6 metros de largura, sua área será de 72 metros quadrados.

  2. Determine a inclinação do telhado. Ela é expressa através da quantidade de centímetros que o telhado sobe para cada 30 cm em que ele fica plano; por exemplo, um telhado de 15 em 30 sobe 15 centímetros a cada 30 centímetros planos. Você pode ver alguns exemplos inclinação de telhado na seção Recursos.

  3. Determine o seu fator de inclinação do telhado: reto de 7-em-30, × 1; acima de 12-a-30, 1,05 ×; acima de 20-a-30, 1,1 ×; acima de 28-a-30, 1,2 ×; 30-em-30 ou mais, × 1.3. Por exemplo, se seu telhado tem uma inclinação do telhado 15-a-30, o fator de inclinação do telhado é × 1.1

  4. Calcule a área de acúmulo de água do seu telhado multiplicando sua área de superfície pelo fator de inclinação. Usando o exemplo acima, a área de acúmulo é de 240 metros quadrados × 1,1 ou 270 metros quadrados.

  5. Determine a intensidade da chuva na sua localidade. Na seção Recursos, consulte o mapa de intensidade de precipitação da chuva e escolha a intensidade aplicável ​​à sua área local em centímetros por hora.

  6. Determine a capacidade necessária da calha. Multiplique a área de depósito de água que você encontrou na Etapa 4 pela intensidade da chuva obtida a partir do Passo 5. Isto lhe dará a área máxima de depósito que sua calha precisa aguentar, com uma taxa de precipitação de um centímetro por hora. Por exemplo, se sua área de depósito é de 270 metros quadrados e sua intensidade de precipitação for de 15 centímetros por hora, o seu sistema de calha deve ter capacidade para 134 metros quadrados.

  7. Escolha o tamanho da sua calha. Visite a loja de materiais de construção local e use a capacidade da Etapa 6 para escolher o tamanho da calha. Calhas são classificadas em área máxima que podem suportar com uma taxa de precipitação de um centímetro por hora. Esta informação de classificação normalmente consta na embalagem da calha ou em suas especificações. Usando o exemplo dos 134 metros quadrados da Etapa 6, você vai escolher um tamanho de sarjeta que pode aguentar pelo menos esse valor.

  8. Determine o tamanho da sua calha vertical. Combine essa peça com o tamanho da calha escolhida na Etapa 7. Consulte a embalagem da calha ou suas especificações para o tamanho da calha recomendado. Por exemplo, um sistema de calha de 12 centímetros requer, pelo menos, calhas verticais de 5 x 7 cm. E um sistema de calha de 15 centímetros requer calhas verticais 7 x 10 cm. (A seção de Recursos abaixo dá diversos exemplos no mapa de intensidade da chuva).

  9. Determine o número mínimo de calhas verticais. Dois centímetros quadrados de seção transversal de calha vertical pode drenar 2,5 metros quadrados de áreas de depósito de água. Isso significa que uma calha de 5 x 7 cm drena até 15 metros quadrados e uma 7 x 10 cm drena 30 metros quadrados. Use essas informações para ter certeza de comprar a menor quantidade possível de calhas verticais. Usando como exemplo a área de depósito de água calculada no Passo 4, de 270 metros quadrados, você precisará de, pelo menos, duas calhas verticais 5 x 7 cm ou uma 7 x 10 cm para haver uma drenagem adequada. Como regra geral, certifique-se de ter muito mais do que o mínimo por segurança.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article