×
Loading ...

Como calcular o tamanho do conduíte para a fiação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) cobre o uso do conduíte em suas publicações sobre código e regras. Escolher o diâmetro correto para o conduíte exige usar tabelas disponíveis nesses documentos para encontrar diâmetros para os diferentes tipos de fios, quantidades de preenchimento e diâmetros para conduítes. A ANEEL especifica que um único fio pode usar até 53% do espaço dentro de um conduíte, dois fios podem usar até 31% e mais de dois fios não podem exceder os 40% do espaço total disponível.

Instruções

Conduítes elétricos possuem o máximo de taxas de preenchimento para o número de fios que ele carrega (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Escolha uma tabela de preenchimento dentro dos documentos e publicações da ANEEL que combine com o tipo de fio e conduíte que estiver usando. Por exemplo, a tabela para os tipos de conduíte para tubos elétricos de metal, assim como os tipos que são termoplásticos antitérmicos revestidos com náilon (tipo THHN) ou termoplásticos impermeáveis revestidos com náilon (tipo THWN).

    Loading...
  2. Determine o diâmetro do conduíte pelo número total de fios quando colocar a mesma medida e tipo de fio dentro dele. Leia a primeira coluna da tabela de preenchimento para localizar o calibre do fio. Leia ao longo da medida do fio para encontrar o número máximo de fios que se pode colocar dentro de um diâmetro de um conduíte. Selecione um número igual ou maior do que o número de fios que serão postos dentro do conduíte.

    Por exemplo, para colocar fios de 2,8 ou 1,8 mm dentro de um conduíte metálico, leia a coluna mais à esquerda parra descobrir o fio de 1,8 mm. Leia através da fileira até chegar a 16, que é a quantidade de fios de 1,8 mm permitidos em um conduíte metálico de 2 cm.

  3. Calcule o diâmetro total dos fios para determinar o diâmetro do conduíte ao colocar fios de calibres diferentes e tipos dentro dele. Encontre o diâmetro do fio nos documentos da ANEEL para cada calibre e tipo. Multiplique o número de fios para cada calibre e tipo pelo diâmetro do fio. Totalize os resultados.

    Por exemplo, para usar seis fios antitérmicos de 1,8 mm e seis de 2 mm, chegamos aos diâmetros de 10,8 mm e 12 mm.

    6 x 1,8 = 10,8 mm e 6 x 2 = 12. Somando os resultados: 10,8 + 12 = 22,8 mm.

  4. Encontre o tipo de conduíte que se quer usar nos manuais da ANEEL. Leia sobre o preenchimento máximo permitido para cada tipo de conduíte. Escolha a primeira quantidade de preenchimento de conduíte que iguale ou exceda o total de preenchimento calculado no passo anterior.

    Por exemplo, para usar os conduítes metálicos com o total previamente calculado de 22,8 mm, procure a coluna de tubos metálicos dentro dos manuais da ANEEL. Conduítes metálicos de 1,2 cm possuem um preenchimento máximo menor do que o que foi calculado. Entretanto, existem conduítes de preenchimento maior, que podem ser usados para essa aplicação.

Loading...

Dicas

  • Existem páginas de tabelas de preenchimento de conduítes nas tabelas de conduíte da ANEEL. Certifique-se de escolher a tabela correta para o tipo de conduíte e fio que serão usados.

Aviso

  • Colocar mais de quatro fios em um conduíte exige diminuir a amperagem dos fios para reduzir a quantidade de corrente que suportam.

O que você precisa

  • Tabelas de conduítes da ANEEL

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...