Educação e ciência

Como calcular treliças

Escrito por mark morris | Traduzido por pedro henrique braga
Como calcular treliças

Use um esquadro para encontrar o ângulo de suas treliças

carpenter image by Greg Pickens from Fotolia.com

Calcular corretamente o ângulo e comprimento de uma treliça é essencial para o sucesso da sua construção. O ângulo e o comprimento são o produto de dois fatores: a inclinação e o afastamento. A inclinação refere-se à subida vertical da cobertura. O afastamento refere-se à distância horizontal a partir do centro da treliça até a extremidade exterior do edifício. Esta equação é normalmente expressa de três maneiras. Pode ser escrita, como em "6-em-12", escrito como uma fracção, por exemplo, "6/12", ou escrito como uma razão, por exemplo, "6:12". Em todos os três casos, este número representa um telhado que sobe seis centímetros para cada 12 centímetros de corrida horizontal. Treliças do tipo Gable, com as suas três linhas externas e dois ângulos simples, são as mais simples de calcular.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Projeto
  • Fita métrica
  • Esquadro
  • Corda
  • Linha de giz

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Consulte o seu projeto para determinar a altura que sua treliça precisa ter a partir do fundo horizontal até o pico. Se você está trabalhando sem um desenho, escolha a altura que é a distância vertical entre o pico do telhado e a extremidade superior das paredes. Anote este valor em metros.

  2. 2

    Pegue a largura do seu telhado no projeto e divida por dois. Se você estiver trabalhando sem desenhos, adicione 60 cm (para um beiral de 30 cm de cada lado) na largura das paredes a partir do lado de fora e divida tudo por dois. Escreva este número em metros.

  3. 3

    Divida o número do passo um, pelo produto do passo dois. A resposta é o número em centímetros de aumento vertical para cada centímetro de afastamento horizontal.

  4. 4

    Use um esquadro para calcular os ângulos de inclinação do seu telhado. Amarre firmemente a corda em torno do braço mais longo do mesmo na dimensão que representa o aumento vertical. Estique a corda na diagonal para o outro braço e amarre a outra extremidade firmemente em torno da marcação dos 30 cm. Leia o número em que a corda intersecta a coluna central do braço longo do esquadro.

  5. 5

    Corte todas as extremidades das peças da treliça nessa angulação. As diagonais principais conhecidas como cabos superiores irão precisar das duas extremidades anguladas uma à direita e uma à esquerda de modo a formar um grande trapezoidal. A linha de base do triângulo é conhecida como cabo inferior. Corte as extremidades da mesma com o mesmo ângulo que utilizou para as extremidades dos cabos superiores.

  6. 6

    Desenhe um triângulo para obter o comprimento de suas peças. Para calculá-lo facilmente, faça um modelo em escala real no piso de seu estacionamento ou garagem. Desenhe a parte inferior horizontal com a mesma largura de sua treliça. Encontre o centro da linha horizontal, desenhe a altura do pico em ângulo reto a partir deste ponto, a uma distância igual à altura da treliça referente ao primeiro passo. Desenhe linhas diagonais a partir deste pico para as extremidades inferiores da linha horizontal, formando um triângulo. Use uma linha de giz para facilitar seu traçado.

  7. 7

    Meça dez centímetros a partir de cada extremidade e desenhe um segundo triângulo com as suas arestas paralelas ao primeiro. Sobreponha às linhas de canto que se cruzam. Estes dois conjuntos de linhas representam os cabos superior e inferior da sua armação. Meça os cabos superiores a partir do pico ao longo do triângulo externo até onde o triângulo interno intercepta-lo no fundo. Meça o cabo inferior medindo a linha de baixo de um canto ao outro.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media