×
Loading ...

Como calcular o dia em que a vaca vai parir

Atualizado em 21 novembro, 2016

Você pode determinar o dia que uma vaca vai parir com a informação do período de gestação do animal, a data de início e informações da raça. O período de gestação refere-se à duração da gravidez, desde a concepção até o nascimento do bezerro. Saber o dia em que a vaca vai parir pode ajudá-lo a se planejar antecipadamente e fazer com que seu animal fique o mais confortável possível. Isso Também dá tempo para se preparar no caso da vaca ou do bezerro precisarem de ajuda durante o parto.

Instruções

Calcular o dia em que sua vaca dará à luz fornece uma chance de se preparar para o dia (calf 4 image by Lee O'Dell from Fotolia.com)
  1. Determine a data da inseminação. Primeiro determine a data em que o ovo é realmente fertilizado. Isso marca o começo do período da gestação, e com isso você poderá começar a contar os dias até o nascimento do bezerro de acordo com o tempo determinado pelo período de gestação normal da vaca. Essa é uma tarefa fácil porque você pode inseminar as vacas dentro de 24 horas em que elas estiverem no período fértil. O tempo ideal para a inseminação ocorre de seis a dez horas antes do fim dessas 24 horas antes do ovo morrer.

    Loading...
    Bezerro (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  2. Verifique a tabela de gestação do bezerro. A tabela da gestação lista a data de nascimento média de um bezerro de acordo com a data da inseminação. Todos os dias do ano estão listados como um dia possível de inseminação e também o dia correspondente ao parto. A duração média é nove meses, ou 283 dias, mas o dia pode variar até três semanas de acordo com outras variáveis como a raça e o ambiente. Você também pode usar uma calculadora de data de parto online para concluir esse passo.

    Você também pode usar uma calculadora de data de parto online (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  3. Considere a raça de sua vaca. Raças diferentes têm períodos diferentes de gestação que podem mudar os dias médios listados na tabela de gestação. Por exemplo, a vaca suíça castanha tem um período de gestação maior do que a média e gera bezerros maiores como resultado.

    Vacas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Um período mais longo de gestação gera bezerros maiores, mas pode causar problemas durante o parto. Embora não haja nada que você possa fazer com certas raças, isso é algo a manter em mente e possivelmente se planejar, caso sua vaca tenha um período maior de gestação.

O que você precisa

  • Tabela de gestação do bezerro

Referências

Loading ...
Loading ...