Mais
×

Como calcular a variação de pontos percentuais

Atualizado em 11 agosto, 2017

Os valores apresentados na forma de percentagens fornecem uma ideia geral do aumento ou diminuição de determinada característica ou evento. Ao utilizar duas porcentagens distintas, é possível encontrar tanto a diferença de pontos percentuais quanto a variação relativa entre os valores. A variação de pontos percentuais ilustra a diferença de dados estatísticos e a variação relativa calcula a percentagem real de crescimento ou diminuição. Aprender a calcular as variações em pontos percentuais ajudará a entender melhor as informações estatísticas.

Instruções

As percentagens fornecem uma ideia geral do aumento ou diminuição de determinada característica (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Subtraia o valor antigo da percentagem do valor atualizado para calcular a variação em pontos percentuais. Por exemplo, se o novo valor for 15% e o antigo for 10%, subtraia 10 de 15 para obter 5. Nesse exemplo, existe um acréscimo de 5 pontos percentuais.

  2. Divida a percentagem atualizada pela anterior para calcular a variação relativa. Por exemplo, se a quantidade percentual atual for 25% e a anterior for 50%, divida 25 por 50 para obter 0,5.

  3. Subtraia 1 do resultado obtido para encontrar a variação relativa de pontos percentuais. Para o exemplo, subtraia 1 de 0,5 para obter -0,5.

  4. Multiplique o resultado por 100. Finalizando o exemplo, multiplique -0,5 por 100 para obter -50. A variação relativa da alteração de 50% para 25% é de -50%, ou seja, uma diminuição de 50%.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article