on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular a velocidade de ar comprimido em uma tubulação

Atualizado em 17 abril, 2017

A velocidade é a medida do deslocamento de um determinado material que pode ser expressa em unidades tais como metros por segundo. É por exemplo a quantidade de metros que um volume de gás percorre em um segundo. Velocidades recomendadas para gases como o ar são tipicamente de 27 a 36 metros por segundo. Para o cálculo da velocidade de uma tubulação, precisa-se do fluxo volumétrico do gás e do diâmetro interno do tubo.

Instruções

A velocidade do ar em uma tubulação é uma característica importante do projeto (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Determine o fluxo volumétrico de ar comprimido em uma tubulação especifica. Por exemplo, suponha que o fluxo seja de 4,2 m³ por minuto (0,07 m³ por segundo).

    Loading...
  2. Determine a área da secção transversal interna do tubo. Suponha que o tubo tenha um diâmetro interno de 5 cm. O cálculo de área é o diâmetro ao quadrado x Pi / 4. Converta os centímetros para metros, dividindo por 100, como 5/100 é igual a 0,05 m, a secção transversal será 0,05² x 3,14167/4, que é igual a 0,0021 m².

  3. Determine a velocidade de ar comprimido, dividindo o fluxo pela área da secção transversal. O calculo no exemplo será 0,07 m³ por segundo / 0,0021 m², resultando em 33,32 m/s, que está dentro do intervalo recomendado.

Loading...

O que você precisa

  • Caneta
  • Papel
  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...