on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular o tempo de viagem

Atualizado em 10 maio, 2017

Quando você vai fazer uma viagem de carro, é bom saber qual é a distância até o destino. No entanto, a medida em quilômetros não ajudará muito se o que você realmente quer saber é a distância em horas e minutos. É possível converter os quilômetros em tempo baseando-se na velocidade; assim, você terá uma estimativa de quanto tempo precisará dirigir.

Instruções

É fácil calcular quanto tempo durará uma viagem de carro (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)
  1. Tente calcular qual será sua velocidade média na estrada. Uma boa estimativa é usar 95 km/h, já que em algumas rodovias a velocidade máxima permitida é de 110 km/h.

    Loading...
  2. Estabeleça que, a essa velocidade, você percorrerá 95 km a cada hora.

  3. Use um mapa ou um programa de computador para descobrir qual é a distância total de seu percurso.

  4. Dividindo esse número por 95, você terá o tempo estimado de sua viagem. Se planeja, por exemplo, cobrir um percurso de 240 km a uma velocidade de 95 km/h, ela demorará cerca de duas horas e meia.

  5. Estime um tempo para as paradas. Adicione 15 minutos para cada abastecimento do carro ou pausa para descanso. Mais 30 para um lanche e 45 se parar em algum restaurante.

  6. Some o total das paradas à estimativa que você fez a fim de obter o tempo total de seu trajeto completo.

Loading...

Dicas

  • Se você vai viajar na mesma velocidade o tempo inteiro, simplesmente divida o total de quilômetros pela velocidade; no entanto, fazer uma média de 95 km/h é uma boa estimativa caso você pegue trânsito ou precise passar por construções ou cidades movimentadas em horário de pico.

Aviso

  • Lembre-se: isso é uma estimativa. Se você for ao destino para um compromisso agendado, tome precauções e saia alguns minutos mais cedo a fim de garantir que chegará a tempo ou até mais cedo.

Recursos

Loading ...
Loading ...