×
Loading ...

Como calcular vigas de telhado de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As vigas são partes integrantes de um sistema de telhado de uma casa. Elas ligam as paredes e trabalham em conjunto com caibros angulares para sustentar o peso do teto. Três tipos de cargas ou pesos afetam-nas: carga viva, morta e de vento. A primeira é o próprio peso do material utilizado na estrutura, traves, ornamentos e cobertura. A segunda é o peso externo, principalmente acúmulos de água da chuva. A terceira é a força do vento pressionando a superfície. O tipo e tamanho das tábuas e espaçamento, todos os fatores afetam a capacidade de uma viga em sustentar um telhado.

Instruções

Quanto mais inclinado o telhado, está menos sujeito às cargas vivas (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Determine a largura, comprimento e declive ou inclinação do telhado, o espaçamento desejado de vigas e o tipo de material utilizado. Calcule a carga morta baseando-se no peso do material por metro quadrado, como caibros e telhas; use tabelas industriais de madeira ou pesquisas na internet para obtê-los. Encontre as cargas viva e de vento do Ministério de Agricultura ou outras fontes que disponibilizem informações sobre o clima pela localização. Adapte a inclinação ao telhado; os mais íngremes escoam cargas de chuva melhor e os planos são menos sujeitos as cargas de ventos.

    Loading...
  2. Pegue referências de fontes industriais básicas, como as de conselhos de madeireiras, associações de componentes de construções estruturais, instituições educacionais -- como universidades -- ou grupos industriais, como os de produtos industriais para florestas. Utilize suas tabelas ou programas de cálculo gratuitos para determinar o tamanho e o espaçamento das vigas.

  3. Insira a informação pertinente, como tipo e peso das tábuas, inclinação, espaçamento e fatores de carga; e o programa calculará o arqueamento máximo para as vigas. Ajuste o tamanho das tábuas ou espaçamento, como necessário, para alcançar as medidas requeridas de parede a parede. Adapte o programa de cálculo dando entrada inicialmente ao espaço disponível; em seguida, ele calculará as medidas que deverão ser utilizadas.

Loading...

Dicas

  • Adapte qualquer telhado às cargas. A inclinação afeta a todas. Os telhados escarpados possuem mais estrutura e ainda mais carga morta, escoam melhor a água da chuva e por isso são menos sujeitos às cargas vivas; no entanto, possuem mais elementos verticais passíveis à carga de vento. As telhas metálicas são mais leves e escoam a água mais efetivamente que as telhas de asfalto ou de outros materiais, mas não são indicadas para qualquer telhado.

O que você precisa

  • Tabelas governamentais e industriais
  • Programas de cálculo de telhados

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...