×
Loading ...

Como calcular o volume de concreto para uma calçada de 10 cm de espessura

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você está planejando concretar a entrada de uma garagem, a empresa de concreto vai querer saber quantos metros você precisa. Um metro de concreto é na verdade um metro cúbico. Se você deseja que o concreto cubra uma calçada de 10 cm de espessura, você deverá medir o comprimento e a largura da calçada e com alguns cálculos pode converter essas medidas para metros cúbicos. Depois de descobrir a quantidade, você pode querer adicionar 5% para permitir o desperdício e para se certificar de que tenha concreto suficiente para preencher todos os acidentais pontos baixos na escavação.

Instruções

Você pode estimar a quantidade de concreto que precisa (cement,concrete image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Meça a largura da sua calçada em metros. Se for a mesma largura em toda a sua extensão, você pode simplesmente medi-la uma vez. Se ela for mais ampla em uma extremidade e se afunila com bastante regularidade, meça a largura em cada extremidade, some os dois números e divida por dois.

    Loading...
  2. Meça o comprimento da sua calçada. Se ela for em linha reta, só será necessário uma medida. Se for curva, meça o comprimento na borda interna e externa separadamente, seguindo as curvas com sua fita métrica. Some as duas medidas e divida por dois para obter uma média.

  3. Multiplique os resultados encontrados da largura e comprimento para encontrar a área em metros quadrados (m²). Multiplique esse número por 0,1 m (10 cm) para calcular o volume de concreto em metros cúbicos (m³).

  4. Caso você tenha alguma medida em centímetros e quiser transformá-la em metros, divida por 100. Por exemplo, você tem uma espessura de 10 cm, dividindo por 100 o resultado será de 0,1 m. Para transformar cm² em m², divida por 10000, e de cm³ para m³, divida por 1000000. Para o caminho inverso, multiplique por esses valores.

Loading...

Dicas

  • Para estimar a área da superfície de uma calçada que tiver uma forma incomum, imagine-a como várias formas geométricas simples combinadas. Uma calçada em forma de L, por exemplo, seriam dois retângulos. Meça o comprimento e a largura de cada um separadamente e multiplique-os para obter a área de cada retângulo, em metros quadrados, e em seguida some-os para obter a área total.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...