Mais
×

Como fazer um calendário infantil com feltro e cavilha

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

Um calendário ajuda você a manter o controle dos dias e das suas responsabilidades diárias na semana. Um calendário de feltro pode ajudar seu filho a aprender habilidades que ajudarão a planejar seus dias e se tornarem mais competentes no uso do mesmo. O feltro é um tecido fácil de trabalhar, pois não precisa ser costurado para que não fique esfiapando. Você também pode usar o feltro para enfeitar o calendário do seu filho com formas e imagens das quais goste.

Instruções

Um calendário de feltro pode ajudar seu filho a acompanhar as tarefas de casa (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Corte um pedaço grande de feltro de cor sólida em um quadrado. Corte-o no tamanho que deseja para o seu calendário e, em seguida, guarde-o.

  2. Use o seu segundo pedaço de feltro para cortar 31 quadradinhos para formar a grade do calendário. Os quadrados precisam ser pequenos o suficiente para que todos eles juntos possam caber no grande pedaço de feltro que você cortou antes.

  3. Coloque um pedaço de velcro na parte de trás de cada quadrado. Isso permitirá que o seu filho remova os dias extras de um mês com apenas 30 dias e fevereiro, que tem apenas 28 ou 29 dias, dependendo do ano.

  4. Fixe as peças opostas de velcro em seu grande quadrado de feltro. Organize-as de modo que os quadradinhos do calendário se encaixem quando conectados. Faça cinco linhas para as semanas e sete colunas para os dias.

  5. Pressione cada quadrado do calendário sobre um pedaço de velcro. Coloque o calendário de lado.

  6. Use um lápis para escrever os números de 1 a 31 em pedaços de retalhos de feltro.

  7. Recorte cada número com uma tesoura afiada.

  8. Use cola de tecido para fixar cada número a um dos quadrados do calendário.

  9. Corte algumas decorações de acordo com os interesses do seu filho a partir dos restos de feltro.

  10. Cole as decorações no calendário.

  11. Deixe a cola secar.

  12. Corte três tiras de feltro usando os retalhos.

  13. Cole um lado de cada tira de feltro na parte traseira do calendário, espaçando-as uniformemente. Deixe a cola secar completamente.

  14. Coloque uma cavilha no topo das três tiras de feltro.

  15. Dobre cada tira de feltro em direção ao fundo do do calendário e ao redor da cavilha, utilizando a cola de tecido para fixar essa ponta final à que já foi colada. Deixe a cola secar por completo.

  16. Corte um pedaço de fita. O tamanho vai depender de como você decidir pendurar seu calendário.

  17. Enrole a ponta da fita em torno de cada extremidade da cavilha e dê um nó apertado. Coloque uma gota de cola de tecido na fita para ajudar a fixá-la na cavilha.

  18. Deixe o calendário secar completamente antes de pendurar e usá-lo.

Dicas

  • Faça símbolos de feltro para ajudar seu filho a lembrar de dias importantes. Um dente pode lembrá-lo de um dentista e um bolo de aniversário pode lembrá-lo de que um ente querido faz aniversário logo. Coloque velcro na parte de trás de cada símbolo para que ele possa anexá-los ao seu calendário.

O que você precisa

  • Pedaço grande de feltro de cor sólida
  • Pedaço grande de feltro coordenado em uma cor diferente
  • Tesoura afiada
  • Velcro
  • Restos sortidos de feltro
  • Estêncil de números
  • Lápis de tecido
  • Régua
  • Cavilha
  • Fita
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article