×
Loading ...

Como fazer calhas de madeira

Atualizado em 20 julho, 2017

As calhas de madeira ajudam a proteger a fundação da casa contra a água da chuva, o mofo e os efeitos de deformação. Elas também podem ter apelo estético e durar bastante. Faça uma calha de madeira para reparar partes gastas ou manter o objetivo inicial do design arquitetônico. Esse é um empreendimento caro. É mais fácil pedir designs pré-fabricados de uma fábrica ou loja.

Madeira (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Seleção da madeira

As calhas de madeira provêm de materiais naturalmente resistentes a água, opções comuns incluem cedro e sequoia. Custando cerca de R$ 20,00 e cortada em comprimentos de 30 e 60 cm, o melhor material é a sequoia, conhecida por durar mais de 100 anos com os cuidados apropriados. Essas calhas de madeiras são pesadas e precisa-se de cuidado durante a instalação; uma de suas aplicações comuns é o uso em projetos de restauração. Em construções e instalações modernas, as calhas de madeira aparecem menos, já que sua disponibilidade e transporte são complicados e custosos.

Loading...

Compra e transporte

Calhas de madeira padrão estão disponíveis para compra com uma simples encomenda. Algumas empresas oferecem suporte para esse material. O suporte adequado está disponível antes de se comprometer com uma instalação. Padrões de design para uma preferência particular estão disponíveis se pedidos com antecedência. Esses serviços facilitam o trabalho extenuante que acompanha a construção e o planejamento. A instalação é tediosa e pode requerer a ajuda de algumas pessoas para ser completada.

Reparo e manutenção

Antes do reparo começar, as calhas de madeira precisam ser limpas e a madeira apodrecida deve ser substituída. A aba interna derrama água para fora e fica a 0,5 cm sobre a aba externa. Como o efeito do tempo ocorre principalmente na aba interior, é aconselhável aplicar uma membrana, como selante, para garantir um isolamento contra a água e permitir que a madeira "respire". Pinte a parte externa com tinta comum.

Custo-benefício

As calhas de madeira são mais resistentes que as de vinil, alumínio e outros materiais. Sua desvantagem é que elas requerem muito trabalho durante a instalação e não têm o mesmo custo-benefício dos outros materiais. Elas drenam água mais vagarosamente e apodrecem com a água estagnada, se não receberem o cuidado apropriado. A maioria dos proprietários considera o tempo, custo e a possibilidade de instalação fácil, comparando com a madeira que é pesada, demanda o conhecimento técnico de instalação e um alto nível de manutenção. As calhas de madeiras geralmente são usadas na restauração de casas mais antigas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...