Como calibrar um projetor de LCD

Escrito por alexis writing | Traduzido por randhal wendel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calibrar um projetor de LCD
. (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Como muitos outros produtos eletrônicos, os projetores de LCD evoluíram desde sua apresentação pela primeira vez em 1960 como objetos volumosos. Eles são compactos, brilhantes e têm resolução muito maior do que seus antecessores. Calibrar um projetor significa ajustar a lente para garantir que ele produza a melhor qualidade de imagem. A função básica desse procedimento é garantir que os sinais de vídeo sejam reproduzidos com precisão para se obter uma qualidade de imagem melhor e com mais foco na tela.

Outras pessoas estão lendo

Calibrando

A maioria dos projetores de LCD possuem ajustes para uma ampla gama de luminância (alcance dos raios de luz). Eles também têm configurações ajustáveis ​​para as três cores primárias do prisma: verde, vermelho e azul. Essas configurações podem ser acessadas para definir a saturação de cor e ajustar a intensidade. A calibração envolve, principalmente, a manipulação dessas três cores primárias para conseguir a representação adequada e realista da cor na tela nos níveis apropriados de brilho e intensidade. Você deve fazer isso preferencialmente usando um disco de calibração de "home theater", que pode ser comprado em qualquer loja de material de vídeo, para que você possa ter as telas preto e branco e colorido apropriadas para calibrar o projetor corretamente.

Começando a calibrar

O primeiro passo para calibrar o projetor de LCD é ligá-lo e deixar as lâmpadas aquecerem por cerca de 15 minutos. Se ele estiver sendo usado pela primeira vez, deixe-as aquecerem por uma hora. A calibração é sempre feita para tons preto e branco ou tons de cinza primeiro e depois para as cores restantes. Para calibrar as cores preto e branco, ajuste as características de brilho e contraste para garantir que o preto e o branco sejam exibidos corretamente. O disco de calibração terá uma tela em preto e branco que você pode usar para testar o visor colorido. Os ajustes reais são feitos de diferentes maneiras, dependendo do projetor. Uns têm um menu na tela e um controle remoto. Se for esse o caso, acesse esses recursos usando o menu na tela exatamente como você faria se estivesse calibrando a imagem na TV. Outros têm botões de rotação no próprio projetor. Uma vez ajustadas corretamente as características de brilho e contraste e o preto e o branco forem exibidos vívidos e sem cinzas, você precisará ajustar a nitidez para garantir que as cores sejam exibidas com o grau correto de detalhes. Mais uma vez, use uma imagem em preto e branco, e ajuste a nitidez utilizando o menu na tela ou os botões no projetor.

Cor

Uma vez ajustados os pretos e os brancos, a nitidez e o contraste, você precisará ajustar a saturação das cores. Use a tela de cor do disco de calibração para ajustar a saturação de vermelhos, verdes e azuis. Faça isso utilizando o menu na tela ou os botões do projetor até as cores parecerem adequadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível