Como fazer com que uma calopsita pare de arrancar suas penas

Escrito por shannon fry | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer com que uma calopsita pare de arrancar suas penas
Com alguns cuidados, é possível fazer com que sua calopsita pare de arrancar suas próprias penas (Creatas/Creatas/Getty Images)

O ato de arrancar penas pode causar sérias mutilações em uma calopsita. Essa é uma síndrome complexa nas aves e pode ser sinal de alguma doença, de problemas psicológicos ou de que ela não se sente bem em sua gaiola. Nenhum dono de calopsita deseja ver o animal arrancar suas próprias penas; pode ser devastador vê-la machucar a si mesma. É possível aliviar o problema ou, até mesmo, fazer com que ele acabe se as precauções corretas forem tomadas a tempo. Ofereça cuidados médicos, monitore o comportamento da ave e seja criativo para encontrar uma solução.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Leve seu animal a um veterinário de aves para diagnosticar ou descartar quaisquer possibilidades de doenças. Vários problemas de saúde podem fazer com que a calopsita arranque suas penas, inclusive coceiras, alergias, hipotireoidismo, infecções de pele e deficiência de vitaminas. O veterinário irá fazer testes para giárdia, um parasita da pele, e para outras doenças dermatológicas mais sérias. Uma delas, a PBFD (sigla em inglês para Doença do Bico e Penas dos Psitacídeos), faz com que as penas cresçam de forma irregular e, para ela, não há tratamento.

  2. 2

    Monitore sua calopsita com cuidado e tome notas de em que momentos ela arranca suas penas. Se o veterinário concluir que não há uma infecção, uma doença ou qualquer outro problema médico, o problema pode ser psicológico. O pássaro pode estar estressado ou alguma coisa em seu ambiente pode estar deixando-o perturbado. Perceba se a ave começa a arrancar suas penas quando pessoas, animais ou cheiros específicos estão por perto. Se for o caso, mova o animal ou a fonte de estresse para outro lugar.

  3. 3

    Remova quaisquer outros pássaros do ambiente em que a calopsita vive. Essa espécie precisa de espaço, de forma que manter dois ou mais deles juntos pode fazer com que não haja espaço o suficiente para que a calopsita se sinta segura. Tente usar uma gaiola maior e observe se essa medida faz com que o pássaro pare de arrancar suas penas.

  4. 4

    Observe em que período do ano sua calopsita costuma arrancar suas penas. Se o pássaro faz isso apenas durante uma estação específica, ele pode estar sexualmente frustrado. Caso a época do ano seja durante a primavera e o outono, talvez seja necessário começar um tratamento hormonal. Discuta essa opção com o veterinário.

  5. 5

    Comece a interagir mais com seu pássaro. Tire-o da gaiola e o acaricie, converse com ele e dê petiscos direto da sua mão. As calopsitas são aves sociais que precisam se sentir amadas, assim como qualquer outro animal de estimação. Quando entrar no cômodo, diga olá para a calopsita. Pode parecer besteira, mas ela consegue te entender e, às vezes, pode até responder sua saudação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível