Calor ou gelo para reduzir inchaço causado pela gota?

Escrito por maria richmond | Traduzido por marina villar
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Calor ou gelo para reduzir inchaço causado pela gota?
O dedão do pé é um lugar comum para o surgimento da gota (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A gota é um dos tipos mais dolorosos de artrite. É causado pelo crescimento do ácido úrico no organismo. As articulações são um lugar comum para o acúmulo de cristais de ácido úrico, principalmente no dedão do pé. Esses acúmulos podem aparecer como calombos abaixo da pele. A gota causa inchaço nas juntas e, para aliviar o inchaço, você deve querer saber qual o tratamento mais efetivo: calor ou gelo.

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Gelo

Quando ocorrem danos nos tecidos, o corpo tem uma defesa automática de gerar calor e inchar a área para prevenir mais danos. O inchaço é o mecanismo de defesa do corpo. Há uma liberação de substâncias químicas que são enviadas à parte prejudicada para criar o inchaço, o que ajuda a prevenir movimento na área. O movimento em uma área machucada pode agravar o dano e causar mais inchaço e dor. Seu corpo vê a gota como um ferimento, portanto há um processo de inchaço imediato.

O gelo ajuda a reduzir o inchaço. É recomendado colocar gelo pelo menos de três a quatro dias para o inchaço inicial da gota. O gelo é usado para ajudar na redução da dor e da inflamação.

Calor

O calor nunca deve ser usado durante as primeiras 48 ou 72 horas de qualquer ferimento, e, como a gota é considerada um ferimento nos tecidos, o calor nunca deve ser usado nessa circunstância. O calor é um tratamento muito comum usado por muitas pessoas. No entanto, é uma forma de tratamento muitas vezes usada de forma indevida.

Depois do tratamento inicial de esfriamento da área afetada, colocar calor na região da gota pode relaxar e ajudar a aliviar a rigidez e sensibilidade. O calor é considerado um tratamento para ser usado no que é chamado de subaguda ou estágios crônicos do ferimento, ou inflamação da gota. Durante esses estágios, o calor pode ser muito efetivo em diminuir a dor e promover a cura. Isso funciona pois aumenta a circulação, relaxando os músculos rígidos, espasmos e preparando suas juntas a se moverem com mais eficiência.

O calor é um dos tratamentos mais populares contra a rigidez, sensibilidade, inchaço e dor. Se você sabe quando usar, pode ser um cuidado benéfico contra o crescimento da dor. Apesar de os efeitos do calor geralmente não durarem tanto quanto os do tratamento com gelo, eles podem oferecer alívio temporário de uma hora, ou um pouco mais.

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