O que é calor da radiação infravermelha?

Escrito por contributing writer | Traduzido por flávia fernanda
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é calor da radiação infravermelha?
Infravermelho é uma radiação eletromagnética com comprimento de onda maior que a luz vermelha (disc reflection image by Leonid Nyshko from Fotolia.com)

Radiação infravermelha é a liberação espontânea de radiação eletromagnética de um corpo físico. Cada objeto emite radiação de acordo com a sua temperatura. Isso é conhecido como radiação "corpo negro". Objetos quentes emitem radiação de comprimento de onda mais curtos e até mesmo à luz visível - testemunha-a quando você liga um queimador elétrico, conforme ele esquentar e começar a brilhar em vermelho.

Outras pessoas estão lendo

O espectro

A radiação eletromagnética inclui a luz visível e a infravermelha. A luz é descrita pelo seu comprimento de onda, com a luz violeta possuindo o comprimento de onda mais curto em cerca de 400 nanômetros, por meio de azul, verde, amarelo e vermelho, com um comprimento de onda superior a cerca de 700 nanômetros. Infravermelha é a luz que tem um comprimento de onda maior que a luz visível, cerca de 720 nanômetros e superiores, até cerca de 1 mm de comprimento de onda. O comprimento de onda da radiação é conhecido como micro-ondas. Quando você liga um fogão elétrico, a bobina começa a aquecer. Você pode sentir a radiação infravermelha que vem fora da faixa, conforme aquece, mas você não pode vê-la. Conforme o fogão ficar mais quente, o espectro da radiação emitido desloca-se para comprimentos de onda mais curtos, eventualmente empurrando para a luz visível que você vê quando a bobina brilha.

O que é calor da radiação infravermelha?
Conforme os objetos se aquecem, eles emitem radiação de comprimento de onda progressivamente mais curtos (Close-up image of an electric range heating element image by Alexey Stiop from Fotolia.com)

Radiação do corpo negro

Objetos emitem radiação com um comprimento de onda dependente da sua temperatura. Isso é conhecido como radiação "corpo negro". Seu corpo emite radiação infravermelha em um pico de cerca de 10 mícrons (10.000 nanômetros). O sol emite uma radiação de pico de cerca de 550 nanômetros, bem no meio da nossa gama de luz visível. A radiação infravermelha é emitida e absorvida por todos os objetos na Terra.

O que é calor da radiação infravermelha?
A luz solar é convertida em energia infravermelha pela Terra e re-emitida para a atmosfera (earth and moon image by Witold Krasowski from Fotolia.com)

Efeito estufa

A radiação infravermelha é importante para manter a temperatura na Terra quente o suficiente para suportar a vida. A radiação solar que entra é absorvida pela Terra e convertida em calor. O calor é irradiado a partir da Terra para a atmosfera. Gases como o vapor de água e dióxido de carbono absorvem a radiação infravermelha e tornar-se mais quente. Isso faz com que a Terra tenha um clima mais quente do que se não tivesse uma atmosfera. Este efeito de aquecimento é conhecido como o "efeito de estufa".

O que é calor da radiação infravermelha?
A atmosfera da Terra age como uma estufa para manter-se quente (new plants in greenhouse image by ann triling from Fotolia.com)

Lâmpadas de infravermelho

Lâmpadas de infravermelho são concebidas para emitir luz infravermelha em vez de uma luz branca ou visível. Elas são projetados como lâmpadas normais, exceto pela emissão de radiação de comprimento de onda mais longo. A luz infravermelha é absorvida por objetos e isso faz com que os objetos tornem-se mais quente. Lâmpadas infravermelhas são usadas ​​em saunas, preparação de alimentos e na indústria.

O que é calor da radiação infravermelha?
A água negra nesta fotografia infravermelha indica quão fortemente a água absorve o infravermelho (landscape in infrared mode image by Mladenov from Fotolia.com)

Radiação infravermelha natural

As plantas absorvem a luz azul e vermelha para a fotossíntese. A luz "usada" é emitida ou fluorescência de volta para fora da planta, como radiação infravermelha. Isso pode ser visto na fotografia de infravermelhos especial visto aqui. As folhas e grama estão brilhando de branco com a radiação infravermelha emitida. Alta energia de radiação infravermelha é rapidamente absorvida pela água. Já que seu corpo é composto principalmente por água, que é facilmente aquecida pela radiação infravermelha.

O que é calor da radiação infravermelha?
Plantas fotossintéticas fluorescente de luz infravermelha (Empty Road image by Kaiyang Gao from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível