O calor úmido ajudará na dor da gota?

Escrito por james rada, jr. | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A gota ocorre quando ácido úrico excessivo acumula-se no sangue, seja porque o corpo o produz demais ou por não ser capaz de eliminá-lo. Então, esse ácido úrico em excesso forma cristais que se incrustam nas articulações causando intensa dor. Quando a gota ataca, é mais seguro tratá-la com medicação, mas aplicar calor úmido à área é a maneira mais rápida de reduzi-la.

Outras pessoas estão lendo

Sinais e sintomas

Uma crise de gota geralmente se caracteriza por dor aguda que pode se tornar excruciante dentro de um dia. Ao ser tocada, a área dolorosa será quente e sua aparência será vermelha e edemaciada. Também estará muito sensível. Cerca de 90% das crises ocorrem nas articulações do hálux, mas outras articulações, como as do tornozelo, joelho, punho e dedos da mão, também podem ser acometidas por gota. As crises duram algo em torno de 10 dias com períodos irregulares entre elas. Com o tempo, as crises podem ocorrer com mais frequência e maior intensidade.

Função

O calor úmido -- banhos quentes ou panos quentes de lavagem -- aplicado à articulação dilata os vasos sanguíneos na área e melhora a circulação para acelerar o alívio da dor. Também se acredita que o calor ajude a tornar os cristais de ácido mais solúveis, o que pode ajudar o corpo a dissolvê-los e a removê-los mais depressa. O calor também alivia a dor e reduz a rigidez.

Identificação

Pode-se usar calor úmido para tratar a gota de muitas maneiras diferentes. As drogarias vendem compressas ou bandagens quentes que podem ser ativadas e aplicadas sobre a articulação. Você pode entrar em uma piscina de água quente, banheira quente, tomar um banho ou um turbilhão quente. Use água a uma temperatura que você possa tolerar confortavelmente sem se queimar. Não tome banhos quentes ou entre em banheira quente se estiver grávida, tiver diabetes, hipertensão ou doença cardiovascular.

Frequência

O efeito do calor úmido levará pelo menos 15 minutos. Use-o duas vezes ao dia nas áreas que continuam a ser dolorosas. O objetivo é aquecer os tecidos profundos o suficiente para relaxar os músculos e dilatar os vasos sanguíneos. Quanto mais tempo você fizer a terapia e mais quente ela for, maior calor penetrará na área afetada.

Considerações

Calor e frio podem ser usados juntos para reduzir a inflamação e a dor. A terapia com o frio entorpece os nervos ao redor da articulação afetada, o que reduz a dor. O frio também é um grande anti-inflamatório. Você pode usar compressas frias ou banhar a articulação em água fria. Tente manter o frio na articulação por, pelo menos, 15 minutos por vez.

Gota aguda

A terapia com calor age melhor no caso de gota crônica. A dor das crises de gota crônica é menos intensa que da crise aguda. A terapia quente pode não proporcionar alívio substancial de uma crise aguda, embora possa ser útil em conjunto com outros tratamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível