Quanto tempo a camada de solo arável demora para se formar?

Escrito por jack burton | Traduzido por regina fleck
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo a camada de solo arável demora para se formar?
A vida começa -- e termina -- no solo que nos cerca (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O solo arável é fundamental para a manutenção da continuidade da vida na terra. A maior parte dos nutrientes que as plantas precisam para crescer e prosperar encontram-se no solo arável e, sem vida vegetal, a vida animal logo desapareceria. Sob as condições apropriadas, o solo arável está constantemente a ser criado na natureza, juntando-se ao solo existente. Técnicas agrícolas podem ajudar na criação de uma nova camada superficial do solo, e também a destruir a camada superior do solo existente.

Outras pessoas estão lendo

A camada superficial do solo

O solo arável é a camada superficial do solo e contém uma mistura de minerais, micro-organismos e outras formas de vida como vermes e crustáceos, além de matéria orgânica em decomposição. Em geral, quanto mais matéria orgânica, mais fértil o solo. O solo que nunca foi perturbado, como o de uma pradaria, pode ter um solo arável de vários metros de profundidade. Nos locais onde as rochas estão perto da superfície, o solo arável pode constituir uma camada fina de apenas alguns centímetros. Um deserto tem pouco ou nenhum solo arável.

Criação

O solo arável é formado pelo ciclo de crescimento das plantas. As raízes das plantas quebram o solo em pedaços menores à medida que as plantas crescem, permitindo um melhor crescimento da raiz. Depois que as plantas morrem, caem no chão e acabam por perecer, depositando sua matéria orgânica ao solo. Este material alimenta a fauna do solo, que fornece mais nutrientes para o crescimento das plantas e leva a plantas maiores e mais fortes plantas, com raízes mais vigorosas. O material orgânico em decomposição também retém a água, permitindo que as plantas sobrevivam a períodos secos.

Condições

De acordo com a West Texas A&M University, o solo arável forma-se em ritmos diferentes, dependendo do material que forma o solo inicial, do clima, da forma como a paisagem é moldada e da matéria viva disponível. É possível que mais de 30 cm de solo arável possam ser criados dentro de 100 anos, sob condições ótimas. Nem todo solo é criado igualmente, no entanto. Áreas chuvosas, como a Amazônia, têm um solo arável insignificante, embora tenha muitas plantas em decomposição. O excesso de água rouba os nutrientes do solo, deixando pouco para o crescimento das plantas.

Questões ambientais

Técnicas agrícolas inadequadas podem causar erosão ou poeira excessiva, que causam rápida perda do solo arável. Os agricultores aprenderam a importância de manter uma boa camada superficial do solo, no entanto. Acrescentar adubo e esterco é uma forma de imitar os blocos de construção de solo arável da natureza, substituindo muito do que é perdido. Deixar os restos das plantas após a colheita, como os talos do milho, também ajuda a adicionar mais matéria vegetal ao solo. O solo agrícola bem gerido pode até ganhar solo arável ao longo dos anos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível