A caminhada ajuda um cão com fraqueza nas pernas?

Escrito por jo chester | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A caminhada ajuda um cão com fraqueza nas pernas?
Cães com fraqueza permanente nas pernas podem se beneficiar dos dispositivos de assistência (Koichi Kamoshida/Getty Images News/Getty Images)

Os cães desenvolvem fraqueza nas pernas devido à hereditariedade, doenças, ferimentos, desgaste das juntas e à idade. Algumas raças são mais propensas a desenvolverem este problema do que outras, devido ao seu tamanho ou a configuração das costas. A caminhada às vezes pode ajudar a deixar as pernas de um cão com esse tipo de problema mais fortes, mas muitas deficiências que causam a fraqueza nas pernas demandam tratamento médico ou cirurgia para correção, ou dispositivos de assistência quando a fraqueza ou paralisia tiver se tornado permanente. Muitas doenças causam este tipo de problema em cães. Procure o seu veterinário para um diagnóstico da causa da fraqueza nas pernas, a menos que você já saiba que a causa do problema seja a falta de atividade física.

Outras pessoas estão lendo

A doença de Cushing

A doença de Cushing tem duas causas: a superprodução natural de hormônio adrenal devido a presença de um tumor na glândula pituitária ou adrenal, ou o tratamento muito prolongado com prednisona ou outros corticosteroides. Os tumores da glândula adrenal podem ser removidos por cirurgia. No entanto, devido à natureza do risco, os clínicos veterinários preferem que um especialista faça o procedimento ao invés de tentar fazê-lo por conta própria. Quando a doença de Cushing é causada por um tumor na glândula pituitária, normalmente ele não é removido devido ao risco. Tais cães recebem tratamento apenas para tratar os sintomas. Normalmente, eles têm uma expectativa de vida de cerca de dois anos. O Cushing causado pelo tratamento excessivo com corticoides é tratado reduzindo o uso dessa substância. Em nenhum dos casos a fraqueza nas pernas causada pela doença de Cushing é tratada com caminhada.

Displasia de quadril

Cães com displasia de quadril exibem rigidez, seguida de fraqueza muscular à medida que o animal começa a evitar exercícios. De acordo com o PetEducation.com, "a displasia de quadril é causada por uma subluxação das juntas do quadril. Isto cria um desgaste anormal e uma erosão da junta tendo como resultado a artrite e o surgimento de dor." Exercícios de construção muscular como a caminhada ajudarão a prevenir ou atrasar o desenvolvimento da doença. No entanto, os exercícios de alto impacto piorarão o problema. A displasia de quadril normalmente é tratada com cirurgia e medicamentos.

Fraqueza muscular

A falta de atividade pode causar fraqueza muscular. Cães que sofreram ferimentos ou que não tiveram a oportunidade de se exercitarem podem desenvolver esse problema. Contanto que nenhum outro problema ou doenças existam associadas à fraqueza muscular, a caminhada ajudará a tornar as pernas do cão com este tipo de deficiência mais fortes.

Neuropatia periférica

Cães diabéticos podem desenvolver a neuropatia periférica, também conhecida como polineuropatia. Esta doença afeta os nervos que controlam as pernas e certas funções autônomas do corpo. A neuropatia quando não tratada pode fazer com que as pernas do seu cão tremam. O tratamento para essa doença pode variar, uma vez que a diabetes não é a única causa. A caminhada pode ser parte do tratamento para retomar o tônus muscular. No entanto, alguns cães não se recuperam mesmo quando a causa da neuropatia é tratada.

Problemas do disco na coluna vertebral ou paralisia

Cães de grande porte podem desenvolver fraqueza nas pernas ou paralisia a partir do deslocamento dos discos vertebrais, ficando com as costas em uma posição rígida e arqueada. Suas pernas traseiras podem ficar fracas e incapazes de suportar o peso. Esta deficiência é normalmente tratada com o uso de anti-inflamatórios e, às vezes, cirurgia. Exercícios, incluindo a caminhada, não são recomendados durante o tratamento, e o cão é colocado em repouso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível