Caminhões pesados: câmbio manual x câmbio automático

Escrito por jennifer simon | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Caminhões pesados: câmbio manual x câmbio automático
Caminhões pesados são equipados com transmissão manual ou automática (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Caminhões pesados são equipados com transmissão manual ou automática. O manual, também conhecido como câmbio regular, oferece vários benefícios, em relação ao automático, assim como o contrário. Que tipo escolher depende de sua preferência pessoal.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens do automático

Com uma transmissão automática, o motorista precisa se preocupar apenas em colocar o caminhão em dirigir, ré, estacionar e neutro. Essa é a transmissão mais simples de se operar. Conforme o caminhão anda mais rápido, a transmissão automaticamente muda para uma marcha mais alta. Quando o caminhão desacelera, ela automaticamente muda para uma marcha de velocidade mais baixa.

Desvantagens do automático

Transmissões automáticas requerem maior potência. Sendo assim, elas consomem combustível mais rápido do que a transmissão manual. Um cambio automático também necessita de manutenção mais frequente e especializada. Eles também são mais caros.

Vantagens do manual

Uma transmissão manual não consome tanto combustível quanto uma transmissão automática. Ela também acelera mais rápido e precisa de menos manutenção. Uma transmissão manual dá ao motorista maior controle sobre o carro, o que é um benefício ao se colocar um caminhão pesado fora da estrada.

Desvantagens do manual

Dirigir com uma transmissão manual exige os dois pés, uma vez que uma embreagem está envolvida. Dirigir em áreas com trânsito requer mudar constantemente a marcha, o que alguns motoristas acham tedioso e distrativo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível