Qual camisa social é apropriada para uma gravata borboleta?

Escrito por ann mazzaferro | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual camisa social é apropriada para uma gravata borboleta?
O ator George Clooney vestiu uma camisa social de colarinho virado com botões de pérola para a cerimônia do Oscar (Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images)

As imagens de homens charmosos como Cary Grant, Humphrey Bogart e George Clooney vestindo smokings e gravatas borboletas definem a elegância masculina, mas recriar esse visual pode ser complicado. Apesar de as camisas sociais para o trabalho serem o suficiente para ocasiões meio formais, usar uma gravata borboleta exigirá uma camisa social apropriada com colarinho e corte específicos. Dependendo da formalidade do evento, o tipo de camisa social que você escolher é de certa forma flexível.

Outras pessoas estão lendo

Colarinho partido

A camisa de colarinho partido é o acompanhamento mais simbólico para uma gravata borboleta. O colarinho fica reto ao redor do pescoço, com duas pontas pequenas dobradas para baixo onde o colarinho se encontra abaixo do queixo. Uma gravata borboleta normalmente comprime o colarinho, o que significa que as pontas são inseridas atrás dela. A camisa tem um busto bastante engomado, um pedaço de tecido em forma de babador que se estende do ombro até o topo do cós. Tipicamente decorado com pequenas pregas e dobras, o busto é preso ao cós da calça com um botão ou uma trava semelhante. O colarinho reto expõe toda a gravata borboleta ao ser atado em volta do pescoço, fazendo com que a camisa de colarinho partido não seja ideal para aqueles que utilizam uma gravata borboleta de encaixe. As camisas de colarinho partido são tipicamente reservadas para ocasiões extremamente formais que exigem um smoking ou um fraque. Se o seu convite pedir traje a rigor, uma camisa de colarinho partido é a opção correta para a sua gravata borboleta.

Colarinho virado

Um colarinho virado pode parecer superficialmente o colarinho padrão das camisas de vários homens, mas as diferenças entre os dois são significativas. Popularizado pela primeira vez pelo Duque de Windsor na década de trinta, o colarinho virado é dobrado da mesma maneira que o de uma camisa social padrão, e as suas pontas podem ser abertas ou fechadas, dependendo de quem estiver vestindo. No entanto, para um colarinho virado ser digno de um evento formal, a camisa precisa ter busto, o que diferencia uma camisa social de colarinho virado de uma camisa social padrão utilizada no escritório. O busto se estende do ombro até o topo da cintura e é fechado com pequenas tachas. Assim como na camisa de colarinho partido, a gravata borboleta fica por cima das pontas do colarinho. Como o colarinho fica dobrado para baixo, aqueles que usam gravatas borboletas de encaixe ou ajustáveis podem achar essa opção mais segura.

Materiais

Tanto as camisas de colarinho virado quanto as de colarinho partido são feitas de tecidos leves e finos, como voile de algodão, casimira ou popeline. Os bustos de ambos os estilos podem ser feitos de tecidos diferentes em relação ao resto da camisa, pois esses tecidos finos não mantêm a forma e os detalhes que constituem um busto. Tecidos mais pesados, como algodão, piquet e linho, são tipicamente utilizados os para bustos das camisas.

Detalhes

Embora as pregas sejam aceitáveis na frente das camisas de colarinho virado, os babados devem ser evitados a qualquer custo, principalmente aqueles com costura de contraste colorida. Os punhos duplos são a opção correta, tanto para as camisas de colarinho partido quanto as de colarinho virado. Embora várias camisas sociais masculinas possam ser lavadas e secas em casa, camisas desse nível exigem uma engomagem extensiva e uma lavagem cuidadosa em uma tinturaria. As cores padrão para gravatas borboletas formais são preta ou branca, e a faixa deve combinar com a cor da gravata. Gravatas borboletas vermelhas parecem jocosas e clichê, evite-as juntamente com as faixas vermelhas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível