×
Loading ...

Quem são os Camitas?

Atualizado em 17 abril, 2017

De acordo com a Bíblia, Noé teve três filhos: Jafé, Sem e Cam, cada um dos quais supostamente foi pai de grandes nações de pessoas. Jafé foi o antepassado dos eurasianos jafetistas. Sem foi o antepassado dos semitas, e Cam passou a pai dos camitas. Supostamente, os camitas eram de descendência caucasiana, e são creditados por trazer tecnologia útil e civilização para a África. Eles acabaram por se instalar na África do Norte através de uma longa série de migrações do Oriente Médio. Os camitas são comumente divididos em dois ramos: o ramo do norte e do ramo oriental.

África (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Camitas orientais

Camitas do ramo oriental, os antigos egípcios eram conhecidos pelas engenharia, astronomia e capacidades artísticas. No tempo dos faraós, os egípcios eram um grande povo, com tecnologia avançada, e governou grande parte do mundo conhecido. Sua rica mitologia e folclore é em grande parte influente nos tempos modernos.

Loading...

Continuação dos camitas orientais

Há rumores de que grande parte da Etiópia foi criada pelos camitas. Dos povos etíopes, os Oromos são citados como sendo descendentes diretos de Cam. Atualmente, ocupam as regiões sul e leste da Etiópia e são cerca de 20 milhões em número, sendo a maioria deles muçulmana.

Camitas do norte

Do ramo camita do norte, os berberes são um dos mais geologicamente difundidos e culturalmente diverso. A palavra "berbere" em si é vagamente aplicada a culturas do Norte Africano descendentes dos povos pré-árabes das regiões mediterrânicas. Hoje, falantes do idioma berbere compõem cerca de 30% a 40% da população do Marrocos, cerca de 20% da população da Argélia, e estão espalhados sobre a Líbia, Níger, Tunísia, Burkina Faso e Mauritânia.

Continuação dos camitas do norte

Os guanches foram um povo indígena que ocupavam as Ilhas Canárias, ao largo da costa ocidental da África. Eram um povo avançado, muito parecidos com os egípcios na engenharia e nas artes. Em 1496, os guanches foram mortos pelos conquistadores espanhóis e acredita-se ser um povo extinto.

Outros camitas

Há muitos outros povos cuja origem tem ascendência camita. No ramo oriental, há os bejas, os berberines, os somális e os povos danakil. No ramo do Norte, há os tibus e tuaregues do deserto do Saara, bem como os Fulbes do Sudão ocidental.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...