Mais
×

Como fazer uma camper para uma picape

Atualizado em 17 abril, 2017

Outrora uma alternativa popular à barraca de acampamento, as campers do tipo faça-você-mesmo, construídas sobre as picapes, recentemente voltaram a aparecer. Converter a carroceria de um automóvel em uma camper é consideravelmente fácil e barato. Para aqueles que adoram acampar, mas não gostam de dormir em barracas, essa é uma alternativa econômica aos caros veículos recreativos e trailers. Com um pouco de tempo e esforço, a camper pode ser criada na picape de modo a atender às suas necessidades individuais e preferências.

Se as barracas não te agradam, faça uma camper em uma picape (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)

Modelo e tamanho da picape

As picapes existem em vários tamanhos e modelos, por isso é importante escolher uma que providencie espaço suficiente. As pequenas não costumam vir acompanhadas da capota, portanto, é preciso montar e/ou encontrar uma que tenha encaixe perfeito. As maiores têm mais espaço para dormir e armazenar itens durante o acampamento. Escolha uma picape que já venha com a capota ou compre uma, para manter a chuva e outros elementos do lado de fora.

Medidas

Após escolher e comprar a picape, meça o comprimento e a largura da carroceria. Ao calcular a largura, certifique-se de medir acima dos para-lamas. Subtraia dez ou doze centímetros das duas medidas; isso garante que haja espaço suficiente para que o contraplacado tenha um ajuste confortável. Vá a uma loja de ferragens e encomende um pedaço de madeira compensada com as medidas adequadas. Coloque o contraplacado na carroceria, acima dos para-lamas. Suportes adicionais, como blocos de cimento e caixas de armazenamento, devem ser colocados atrás, no meio e na frente, para dar mais estabilidade.

Dormir e armazenar

A região abaixo do contraplacado é utilizada para armazenamento, enquanto a parte de cima serve como cama. Coloque um colchão em cima do contraplacado, mas certifique-se de deixar espaço suficiente para mais armazenamento na lateral. Um colchão de solteiro providencia uma camper maior e mais e acolhedora, enquanto um colchão de casal resulta em mais espaço para dormir, mas menos espaço para ficar em pé e se movimentar. O colchão de solteiro pode ser a única opção para as picapes menores. Escolha o tamanho mais adequado às necessidades do acampamento e ao seu querer.

Cortinas e janelas

A maioria das capotas vem com pequenas janelas atrás, as quais podem ser abertas. Isso funciona bem para a ventilação, mas colocar um ventilador na janela resulta em uma melhor circulação de ar. Uma janela em cima também serve para esse propósito. Se a capota não tiver janelas laterais bem matizadas, faça ou compre cortinas, para pendurar nelas e ter mais privacidade.

Considerações

Para deixar organizado embaixo da plataforma de madeira compensada, divida a área em seções, com mais pedaços de contraplacado. Para criar um espaço coberto fora da camper, erga um oleado partindo da capota. Amarre o lado aberto em duas estacas ou duas árvores. Isso permite que a cozinha e outras atividades aconteçam do lado de fora, mesmo se estiver chovendo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article