×
Loading ...

Por que alguns canais HD travam e alguns não pegam de jeito nenhum?

Atualizado em 22 julho, 2017

O início da transmissão digital inaugurou uma nova era no entretenimento da televisão brasileira. Imagens distorcidas e com sombra foram substituídas por imagens de alta definição nítidas e coloridas em telas maiores. Mas o novo meio de transmissão depende muito mais da qualidade da recepção do sinal da TV do que seu antecessor.

Os sinais da TV digital ou pegam bem ou não pegam nada (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Distância da estação

Quanto mais longe da torre de transmissão, mais difícil é para o sintonizador da TV sintonizar o sinal digital. Se estiver muito longe o "congelamento" e "travamento" da imagem pode acontecer; se o nível do sinal cair abaixo de um certo limite, a TV não exibirá nenhuma imagem.

Loading...

Posicionamento da antena

Tipos de terreno, árvores, edifícios e outras obstruções afetam a recepção da TV digital; todos eles causam interrupções no sinal, levando a quedas da imagem se a antena não estiver posicionada e orientada corretamente. Equipamentos eletrônicos, como computadores e leitores de DVD, também podem causar interferência suficiente para prejudicar o sinal digital.

Veículos em movimento

Aeronaves, automóveis e trens criam sombreamento ou reflexos no sinal da TV digital, fazendo com que a imagem se divida em "peças" ou "blocos". Em casos extremos, o sinal é interrompido a ponto do quadro desaparecer completamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...