O que é câncer cerebral de estágio IV?

Escrito por paul bright | Traduzido por maria cristina marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é câncer cerebral de estágio IV?
O câncer cerebral tem um alto índice de mortalidade (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

O câncer cerebral está entre uma das formas mais mortais de câncer. A eMed TV relata que, em 2005, aproximadamente 19.000 pessoas foram diagnosticadas com câncer cerebral; quase 13.0000 delas morreram dentro de um ano. Se descoberto cedo, o tratamento do câncer cerebral pode estender o tempo de vida de um paciente. Infelizmente para muitos, o câncer cerebral é detectado no estágio IV, que possui um índice baixo de recuperação. A descoberta precoce, entretanto, pode ajudar a descobrir outros tumores cerebrais antes que eles cheguem ao estágio IV.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de câncer cerebral

Existem dois tipos de câncer cerebral: primário e metastático. O câncer cerebral primário resulta de tumores cancerígenos originários na região do cérebro ou do crânio. Esses tumores e células cancerígenas não se espalham além da área afetada. O câncer cerebral metastático vem de células cancerígenas de qualquer outra área do corpo que sofreram metástase, ou seja, que foram espalhadas. Por exemplo, no estágio IV de câncer de pulmão, as células sofrerão metástase e se espalharão do tumor através do pescoço para o cérebro.

Estágrios primários

A descoberta do câncer cerebral em sua fase primária depende do quão rapidamente o paciente é diagnosticado pelos sintomas relacionados ao câncer, que costumam depender da localização do tumor. Por exemplo, tumores no lobo frontal causarão dor na parte da frente a cabeça, e uma possível leve perda de memória.

Diagnóstico do estágio I mostrará células cancerígenas presentes, mas elas ainda não se espalharam nessa etapa. Já no estágio II mostrará a formação de um tumor na parte do cérebro afetada. No estágio III, o tumor já cresceu, se tornou agressivo e se espalhou para os tecidos próximos.

Estágio IV

Pode-se procurar a descoberta de um câncer no estágio IV através de sintomas significativos. Médicos usarão biópsias, raio-X e tomografias para localizar o tumor. No estágio IV, o câncer cerebral, independente do tipo, já se tornou extremamente agressivo e se enraizou em sua localização. Veja "recursos" para informações sobre tipos de câncer cerebral específicos.

No estágio IV, os sintomas estarão altamente relacionados à localização do tumor e as áreas próximas. Um tumor de câncer cerebral de estágio IV localizado no lobo frontal pode causar danos sérios à memória, mudanças de comportamento significativas e até mesmo paralisia. Alguns pacientes podem perder a visão e o olfato. Tumores cerebrais de estágio IV também já se espalharam para outros tecidos, incluindo outras partes do cérebro e do resto do corpo através da espinha. Sintomas associados ao câncer das áreas afetadas também poderão se manifestar.

Tratamento do estágio IV

Tratamento para o câncer cerebral no estágio IV pode ser difícil devido à natureza agressiva dos tumores cerebrais. Médicos recorrem frequentemente à cirurgia para remover o máximo possível do tumor sem danificar o cérebro e suas funções. Este procedimento pode envolver a remoção de parte do crânio ou de uma parte do cérebro através de uma craniotomia para preservar áreas não afetadas. Tratamentos de rádio e quimioterapia podem ser utilizados, mas são mais efetivos nas células de metástase espalhadas pelo corpo, já que os tumores cerebrais são agressivos demais para serem tratados no estágio IV.

Prognóstico

O índice de sobrevicência de cinco anos para pacientes de tumores cerebrais demonstra quantos pacientes sobrevivem além dese período após o diagnóstico. O índice geral de pacientes que atingem essa meta é de 33%. Quando se trata de câncer do tipo glioblastoma multiforme, a maior parte dos pacientes vêm ao óbito entre nove a doze meses após o diagnóstico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível