×
Loading ...

Câncer gastrointestinal em cães

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O câncer gastrointestinal canino pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal de um cão: desde a boca, até o reto. Ele pode se originar no local ou começar após a metástase de um câncer em outra parte do corpo. Outras partes do trato gastrointestinal que podem desenvolver o câncer incluem o estômago, o esôfago, o pâncreas e o intestino.

O câncer gastrointestinal em cães é frequentemente fatal (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Sintomas

Os sintomas do câncer gastrointestinal em cães se manifestam de acordo com a parte do corpo afetada. Os cães com câncer oral exibirão sangramento na boca e terão problemas para comer. Para outros tipos da condição, os sintomas comuns incluem diarreia, vômito, perda de peso e presença de sangue nas fezes. Em casos de cânceres no intestino grosso, as fezes podem ser bem escuras.

Loading...

Significância

Os veterinários não conseguem definir uma causa específica para o câncer gastrointestinal. Contudo, existem evidências de que os cães que sofrem de inflamação gástrica crônica são mais suscetíveis à doença, assim como aqueles infectados por certos parasitas, como o Spirocerca lupi. Segundo o FurryCritter.com, algumas raças são mais propensas a desenvolver o câncer do que outras, incluindo os boxers, bulldogs, são bernardos, mastiffs e os Airedale terriers.

Diagnóstico

Se você suspeita que seu cão está sofrendo de alguma forma de câncer gastrointestinal, seu veterinário realizará vários exames antes de fornecer um diagnóstico. Estes consistirão no histórico médico completo do animal, exames físicos e laboratoriais. Outros exames incluem análise fecal, raios-X, ultrassonografia, endoscopia e biópsias.

Tratamento

Segundo o site FurryCritter.com, o tratamento mais comum para o câncer gastrointestinal é a remoção do tumor, se ele ainda não houver realizado a metástase. Além disso, é necessário uma cirurgia se o tumor for grande a ponto de impedir a digestão adequada dos alimentos. Se o câncer se espalhou, seu veterinário recomendará outros tipos de tratamento, como a quimioterapia ou radioterapia.

Considerações

O câncer gastrointestinal pode ser muito sério. Se ele realizar a metástase ou se o tumor estiver em um órgão grande, o prognóstico para a sobrevivência não é muito bom. Segundo o site FurryCritter.com, a maioria dos cães com câncer estomacal, por exemplo, raramente sobrevive mais de seis meses, mesmo com tratamento.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...