Câncer de mama e dor nos quadris e costas

Escrito por contributing writer | Traduzido por agmar vitti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Câncer de mama e dor nos quadris e costas
O câncer de mama afeta principalmente as mulheres (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O câncer de mama afeta principalmente as mulheres, embora os homens também possam ser diagnosticados com a doença. Um paciente com câncer de mama geralmente tem um tumor ou células cancerosas que invadiram as glândulas ou os dutos da mama (adenocarcinomas) ou os tecidos da própria mama (sarcomas). O câncer de mama pode ser assintomático, ou uma mulher pode sentir ou achar um caroço ou alterações na pele. Dores nas costas ou nos quadris não são sintomas normais do câncer de mama a menos que haja metástase nos ossos. Entretanto, dores nas costas e nos quadris podem ser causadas pelos tratamentos contra o câncer de mama.

Outras pessoas estão lendo

Dor nas costas/quadris e pós-tratamento

Dores nas costas e nos quadris após o diagnóstico do câncer de mama podem ter significados diferentes dependendo de quando a dor ocorre. Dores que ocorrem antes do tratamento podem ser um sinal de que o câncer se espalhou para os ossos. Dores nas costas ou quadris que ocorrem após a quimioterapia ou outros tratamentos contra drogas podem ser causadas pelos tratamentos contra o próprio câncer de mama.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas
Dores nas costas e nos quadris após o diagnóstico do câncer de mama podem ter significados diferentes (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Dor nos ossos

Dores nas costas ou quadris podem ser causadas por medicações associadas ao tratamento primário contra o câncer. Dor nos ossos e nas articulações são comuns com certos tipos de tratamento e podem ser persistentes e crônicas durante o tratamento e após ele por um período. Entretanto, a dor nos ossos pode também ser um sinal de metástase. É muito importante que você discuta esta dor com seu médico para que ele possa eliminar a possibilidade da metástase como causa subjacente da dor.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas
Dores nas costas ou quadris podem ser causadas por medicações (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Causas de dores nos ossos não relacionadas à metástase

Dores nos quadris e/ou em outras articulações são um efeito colateral comum de muitos agentes quimioterápicos usados no tratamento contra o câncer de mama. A quimioterapia pode causar dor devido ao seu efeito nos nervos, ligamentos, articulações ou músculos. Geralmente a dor se inicia durante a sessão de quimioterapia e fica pior quando a sessão termina. A dor pode persistir entre as sessões e pode durar por até um ano ou mais após o término da quimioterapia.

O tamoxifeno, que é usado para tratar o câncer de mama, também causa enrijecimento nos quadris e articulações, sendo que a dor causada lembra a da artrite.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas
O tamoxifeno, que é usado para tratar o câncer de mama, também causa enrijecimento nos quadris e articulações (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Tratamento para a dor de origem não metastática

Seu médico pode prescrever analgésicos comuns, incluindo o Tylenol, para que você suporte a dor nos ossos de origem não metastática, dores nos quadris e nas articulações. Se estes analgésicos não forem suficientes para que você suporte a dor, analgésicos mais fortes, como um opiáceo ou antidepressivos tricíclicos, podem ser recomendados. Massagem e tratamentos térmicos podem também ajudar a aliviar a dor de origem não metastática nos ossos.

Fisioterapia e exercícios são também importantes. Natação e yoga são práticas especialmente recomendadas, uma vez que permitem que os ossos, inclusive os dos quadris e costas, e as articulações se exercitem com um mínimo de impacto.

Finalmente, o tempo é o melhor remédio contra a dor óssea de origem não metastática.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas
Natação e yoga são práticas especialmente recomendadas (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Dor óssea metastática

Dores nas costas ou quadris podem também indicar que o câncer se espalhou para os ossos. Estes são locais comuns de metástase do câncer de mama, e estima-se que metade das fraturas ósseas que são causadas pelo câncer ocorram em pacientes com câncer de mama, sendo este seu câncer primário. A metástase nos ossos, incluindo a que ocorre nos ossos dos quadris e/ou das costas, pode causar dores nessas regiões.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas
A metástase nos ossos, incluindo a que ocorre nos ossos dos quadris e/ou das costas, pode causar dores (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Tratamentos para a dor óssea metastática

O câncer de mama metastático não tem cura, mas é tratável. A terapia com feixe de radiação a laser ajuda aproximadamente 85% dos pacientes a sentirem menos dor devido à metástase óssea. O tamoxifeno também ajuda a amenizar ou reduzir a disseminação das células cancerosas nos ossos. Novas drogas, incluindo os bisfosfonatos, têm-se mostrado efetivos no tratamento da metástase óssea e ajudado a estender a vida de muitos pacientes com este tipo de câncer. Os bisfosfonatos podem reduzir ou eliminar a destruição dos ossos e ajudar a manter os níveis de cálcio dentro da normalidade.

Câncer de mama e dor nos quadris e costas
Novas drogas, incluindo os bisfosfonatos, têm-se mostrado efetivos no tratamento da metástase óssea (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível