Que canetas são indicadas para desenhar mangás?

Escrito por dr. muhammad haq | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que canetas são indicadas para desenhar mangás?
Existem canetas específicas usadas para desenhar mangás que ajudam a definir diferentes técnicas de desenho (Ciaran Griffin/Lifesize/Getty Images)

O mangá é uma história em quadrinhos escrita e desenhada em estilo japonês. Os personagens têm uma anatomia específica que os distingue de outros personagens comuns de quadrinhos. Nos mangás, os personagens são desenhados e ilustrados com a ajuda de técnicas bem definidas de desenho. Se você deseja criar seu próprio personagem de mangá, você precisa de algumas ferramentas específicas como lápis, canetas tinteiro, papel e lápis de cor.

Outras pessoas estão lendo

Pena G

Penas G são bicos de canetas tinteiro com formato único usados com suportes de madeira separáveis. Esse bico tem a propriedade de se encurvar e é elástico, o que permite ao artista passar de linhas finas a grossas em um único traço. Isso cria formas e efeitos dramáticos na linha. Esse bico é normalmente usado para linhas grossas como a linha do maxilar e do corpo, e é um instrumento fundamental usado por um mangaká (desenhista de mangá).

Bico kabura

O bico kabura, também chamado de bico saji, é mais inflexível. Também é colocado em um suporte de madeira do mesmo tamanho do usado com o bico G. A única diferença é que este bico permite ao artista desenhar linhas com variações menores de espessura e forma. O efeito geral no desenho de mangá feito com o bico kabura é mais leve e suave do que o feito com o bico G.

Bico Crow Quill

O bico Crow Quill é também conhecido como bico de mapeamento, redondo ou maru. É o menor bico de pena usado no desenho de mangás e é usado para desenhar linhas finas. Esse bico precisa de um suporte diferente dos anteriores que tenha um buraco menor para encaixar o bico. O bico crow quill é usado para desenhar cabelo, planos de fundo, partes do rosto e outros pequenos detalhes.

Caneta Sakura Pigma Micron

A caneta Sakura Pigma Micron também é usada por artistas que desenham mangá. Ela é uma caneta técnica feita para artistas e ilustradores para alcançar desenhos de alta qualidade. A tinta Pigma dessas canetas é à prova d'água, não desaparece com o tempo e não vaza através do papel, por mais fino que seja. Essa caneta existe em diferentes tamanhos de ponta desde 0,20 mm até 0,50 mm. Dependendo do tamanho da ponta, os artistas podem usá-la para desenhar linhas finas ou grossas no mangá.

Caneta Tombow Dual Brush

A caneta Tombow Dual Brush possui duas pontas, uma em cada lado da caneta com um reservatório de tinta no meio. Uma ponta é flexível, podendo ser usada para desenhar linhas finas, médias ou grossas de acordo com o que for necessário, enquanto a outra é uma ponta fina e rígida usada para desenhar linhas finas e constantes. As duas pontas são feitas de fibra de náilon, e podem ser usadas com água para obter diversos efeitos. Essas canetas vêm em uma grande variedade de conjuntos que incluem cores de mangá shoujo, mangá shonen (ambos esquemas de cores para mangá), retrato, cores primárias e secundárias e cores de paisagem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível