×
Loading ...

Como usar uma canga africana

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A canga africana é um vestido tradicional usado pelas mulheres no Quênia e na Tanzânia, embora acredita-se que tenha suas origens em Zanzibar e tenha sido influenciada pelos tecidos portugueses importados. Uma canga tem cerca de 1 metro por 1,5 metros, e é feita de algodão leve. Os motivos decorativos variam muito em termos de design e significado, mas todos têm uma borda e a maioria tem um slogan ou provérbio impresso. As cangas africanas podem ser usadas de várias formas, como turbante, saia, xale ou canguru para bebê.

Instruções

Muitas africanas usam cangas como saias (beautiful African american girl image by monamakela.com from Fotolia.com)

    Turbante

  1. Dobre a canga no meio, no sentido do comprimento, de três a quatro vezes, dependendo do tamanho que você quiser para o turbante.

    Loading...
  2. Enrole a canga em volta da mão várias vezes até que o tecido fique todo enrolado de uma forma mais solta, se quiser um turbante maior, ou mais apertado, se preferir um turbante menor, assemelhando-se mais com um chapéu. Enfie a ponta dentro do turbante.

  3. Coloque o turbante na cabeça.

    Saia

  1. Segure a canga em duas pontas adjacentes ao longo do comprimento. Segure-a atrás de você na altura da cintura, de modo que desça até quase encostar no chão.

  2. Passe a ponta na sua mão direita em volta da cintura até o lado esquerdo do seu quadril e segure.

  3. Passe a ponta na sua mão esquerda em volta da cintura até o lado direito do seu quadril. Enfie essa ponta na canga e amarre-a.

    Xale

  1. Segure a canga em duas pontas adjacentes ao longo do comprimento. Segure-a atrás de você na altura dos ombros, de modo que desça até a cintura.

  2. Coloque sobre os ombros e solte o lado esquerdo, de modo que fique pendurado.

  3. Passe a ponta direita da canga em volta do seu peito, de modo que fique sobre seu ombro esquerdo.

    Canguru para bebês

  1. Incline-se para frente. Coloque seu bebê nas suas costas com o rosto virado para frente e segure-o com um dos braços. Jogue a canga sobre a criança com a outra mão de modo que o bebê fique no centro do tecido. Deixe as pontas caírem à medida em que certifica-se de que o centro da canga passa em volta da criança. Enfie o centro da canga embaixo do bumbum do bebê e passe as pontas pelos ombros dele.

  2. Coloque o lado direito da canga sobre seu ombro direito e o lado esquerdo debaixo do seu braço esquerdo.

  3. Passe a canga de forma confortável sobre seu peito e amarre-a bem próximo ao seu ombro direito.

Loading...

Dicas

  • As africanas utilizam esse tipo de turbante para ajudá-las a equilibrar os itens que carregam na cabeça, como um balde d'água.

Aviso

  • As cangas africanas podem não atender aos padrões de segurança para carregar um bebê. Se decidir usá-las para esse fim, o risco será seu.
  • Não deixe a canga cobrir a cabeça do bebê quando ele estiver nas suas costas, a fim de reduzir o risco de sufocamento.

O que você precisa

  • Canga africana

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...