Um cano de esgoto vazando e a erosão do solo

Escrito por ethan shaw | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Um cano de esgoto vazando e a erosão do solo
A inundação subterrânea por um cano de esgoto vazando pode contribuir para a erosão do solo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um cano de esgoto vazando é motivo de preocupação em muitos níveis, inclusive devido à potencial contaminação dos recursos de água potável e dos ecossistemas aquáticos. Ele também pode ter um impacto dramático sobre os solos adjacentes, cuja eventual erosão, tanto pelo vazamento do próprio esgoto quanto por outras fontes de infiltração e escoamento,pode estar entre os indícios mais dramáticos do problema que, de outro modo, estaria escondido.

Outras pessoas estão lendo

Erosão do solo

O solo é uma mistura vital de matéria orgânica e inorgânica, construída ao longo de vastos períodos de tempo. Parcialmente derivado de leitos rochosos erodidos e depósitos sedimentares, mas também da decomposição de matéria orgânica e das atividades de organismos escavadores, ele recobre boa parte da extensão terrestre do planeta. A erosão do solo é certamente um processo natural, como na escavação de um canal por um córrego, mas, onde é excessiva, pode retirar nutrientes essenciais de uma paisagem, destruir comunidades de vegetação e ameaçar estruturas humanas.

Efeitos de vazamentos

Um vazamento de um cano de esgoto pode saturar o solo, tornando-o mais vulnerável à rebaixamentos de nível ou a deslizamentos de terra. Grandes placas de solo podem literalmente escorregar se forem alagadas ou minadas por uma inundação, uma situação certamente tornada mais provável por uma inclinação, como nas encostas de um morro. Além disso, o solo profundamente úmido é mais vulnerável à compactação por pés, cascos, veículos ou outras forças sobre a terra, e os sulcos resultantes podem coletar a água de escoamento e apressar ainda mais o processo de erosão.

Sinais

Em alguns casos, a erosão do solo em si anuncia danos causados por uma linha de esgoto de maneira dramática, como quando depressões parecidas com ralos se formam de repente. Um longo acúmulo que leve a uma situação tão extrema pode ser revelado por sinais sutis, como a proliferação inesperada de grama ou outra vegetação sobre o vazamento subterrâneo. Os primeiros estágios da erosão podem de fato piorar a situação do vazamento, minando o apoio do cano à medida que o solo do entorno é lavado pelo fluxo que escapa dele.

Mitigação

Além de reparos ao cano e dos óbvios esforços de mitigação direcionados à contaminação da água e do solo, a própria erosão deve ser levada em conta. Uma abordagem comum é plantar vegetações que ancorem o solo e sejam apropriadas à ecologia e à topografia e microclima imediatos da região. Gramados muitas vezes crescem e se espalham rapidamente, infiltrando-se no solo com corredores subterrâneos chamados de rizomas (dependendo do tipo de grama). Por isso, eles costumam ser boas escolhas para tratar rapidamente um problema de erosão. O plantio adicional de plantas e arbustos permanentes, assim como árvores, se for o caso, pode segurar o solo mais firmemente e também ajudar a reconstruir seu perfil de nutrientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível