Mais
×

Como cantar afinado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como cantar afinado? Há diversas razões para um cantor não soar muito bem, e a maior delas é cantar desafinado. Como qualquer instrumento, a voz precisa ser afinada. Aprender a cantar afinado leva um pouco de tempo e treino, mas não é muito difícil se você tiver um bom ouvido. A maioria das pessoas consegue fazer isso naturalmente, mas há algumas dicas para acelerar o processo.

Instruções

Cante afinado

    Cante afiado com um piano

  1. Toque uma tecla do piano. Certifique-se de que o som não está muito agudo ou muito grave para sua voz. Uma boa maneira de se começar é a tecla C4; se o som estiver grave ou agudo tente um oitavo abaixo ou acima. Tente cantar a nota junto com o piano.

  2. Escute sua nota e a nota do piano juntas. Se você estiver afinado, escutará um som suave e agradável à medida que se equipara ao piano. Se sua voz produzir um som áspero ou rangente, é porque você está desafinado. Cante a nota de forma um pouco mais grave ou aguda até que o som possa se misturar ao piano e você cante a mesma nota afinada.

  3. Ensaie uma escala em C maior com o teclado e volte a tocar cada nota: CDEFGABC e volte. Cante junto com cada nota e garanta que todas as notas estão afinadas escutando-as atentamente.

  4. Escolha notas individuais aleatórias no piano e cante afinado com elas.

  5. Toque acordes. Toque uma tríade maior como C maior: CEG. Cante cada nota no acorde: C, depois E e, em seguida, G. Garanta que soe agradavelmente afinado.

  6. Cante uma nota no acorde enquanto toca outras notas do acorde. Por exemplo, toque E e G, mas cante C. Se você estiver afinado irá soar bem com as outras notas.

    Outras maneiras de cantar afinado

  1. Aprenda a tocar algum instrumento musical. Tocar qualquer instrumento aprimora seu ouvido. Instrumentos de sopro são bons para quem deseja cantar.

  2. Entre para um coral.

  3. Cante com gravações.

  4. Escute todos os tipos de música.

  5. Use softwares ou a internet para treinar seu ouvido. Há programas e sites disponíveis para isso.

Dicas

  • A afinação pode ser feita em um piano, teclado ou uma guitarra. Outra pessoa pode tocar o instrumento para você cantar junto.
  • Mesmo que você não saiba ler músicas ou não conheça sobre as escalas e acordes, ainda pode brincar com o piano e tentar cantar junto.
  • Pratique cada passo várias vezes até que esteja bom nele; só então vá para o próximo.
  • Algumas pessoas têm bons ouvidos e podem praticar a afinação facilmente. Outras precisam de mais prática.
  • Se você pretende escutar música ou cantar junto com ela, tenha certeza de que sejam canções em que o músico esteja tocando e cantando afinadamente. Músicas clássicas, jazz e pop são um bom exemplo.

O que você precisa

  • Piano
  • Instrumento musical
  • Gravações de músicas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article