×
Loading ...

Como cantar sem ficar nervoso

Atualizado em 20 julho, 2017

Mesmo os profissionais ficam nervoso ao cantar na frente de uma platéia. A melhor coisa que pode-se fazer para melhorar a sua capacidade de cantar em público e reduzir o nervosismo é cantar com uma maior frequência. A prática e familiaridade com o ato de cantar irá ajudar-lhe até mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Algumas técnicas e dicas irão ajudá-lo a garantir que tenha um bom desempenho e a reduzir o nível de ansiedade quando se aproxima do palco. Existem três técnicas que reduzirão a sua ansiedade - preparação, técnicas de relaxamento e experiência.

Instruções

Cantar em público deixam até os cantores profissionais nervosos (Sean Murphy/Lifesize/Getty Images)
  1. Prepare a sua música até que você seja capaz de cantá-la sem cometer nenhum erro e que a tenha gravada na memória. Uma das chaves para reduzir a ansiedade ao cantar é a preparação. Aprenda a música até que possa cantá-la realizando o mínimo esforço. Isso reduzirá o nível de estresse sobre o seu desempenho, uma vez que você terá a certeza de que será capaz de cantar a música.

    Loading...
  2. Relaxe antes de entrar no palco. A rotina de aquecimento de notas longas e exercícios de flexibilidade vai dar-lhe a devida mentalidade e ajudar a relaxar antes de subir no palco. Antes de entrar, aplique tensão sobre cada músculo em seu corpo e depois relaxe-os. Repita esse processo por diversas vezes. Os profissionais utilizam essas técnicas para ajudar a liberar toda a tensão em seu corpo.

  3. Cante com a maior frequência possível na frente dos amigos, estranhos, em parques e em concertos. A melhor cura para o nervosismo é a experiência. Depois de ter completado algumas apresentações com sucesso, você começará a sentir-se mais confiante em sua habilidade e experiência, diminuindo dessa forma o nervosismo.

Loading...

Dicas

  • Lembre-se de que todo músico fica nervoso antes de entrar no palco. Uma certa quantidade de nervosismo ajuda a trazer paixão ao desempenho.
  • A maioria dos músicos só vai se sentir nervoso no início de uma canção. Assim que começar a cantar, você vai começar a se sentir mais relaxado. Lembre-se dessa sensação da próxima vez que for cantar. Sabendo que a pior parte é começar irá ajudá-lo a melhorar.
  • Saiba que você terá um certo grau de nervosismo antes de cantar. O nervosismo é uma coisa boa, pois mostra que você se preocupa com o seu desempenho. Cantores que nunca estão nervosos, muitas vezes não se importam o suficiente com o desempenho para ficarem nervosos.

Referências

Loading ...
Loading ...