Como cantar rock

Escrito por cara batema Google | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como cantar rock
Uma técnica apropriada é a chave do sucesso para todo tipo de canto, inclusive no rock and roll (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nossa voz é um instrumento, assim como um violão ou uma bateria, porém é diferente, pois faz parte do corpo humano. Treinar sua voz para cantar rock é o mesmo que treiná-la para cantar outros estilos e requer uma técnica específica. Ter aulas particulares de canto pode melhorar sua habilidade. Encontre um professor que foque em técnicas de canto e resolva possíveis problemas com sua performance.

Outras pessoas estão lendo

Uma técnica apropriada

A técnica apropriada para cantores de rock é a mesma utilizada para cantores de ópera ou quaisquer outros estilos de música. Você deve sustentar sua voz com ar e usar o que é chamado de "voz mental". Para inalar o ar adequadamente, respire fundo através dos músculos estomacais: seu estômago deve expandir enquanto você inala o ar e voltar ao normal enquanto você solta o ar. Se você respirar muito superficialmente ou usando seu tórax, estará utilizando apenas um terço da capacidade de seus pulmões e você, certamente, irá querer usá-los por completo. Mantenha sua garganta aberta para permitir que a ressonância aconteça. Elimine falhas e pausas em sua voz quando transitar de tons baixos para altos durante os exercícios vocais. Um erro comum dos cantores de rock é utilizar a "voz torácica", o que pode deixar sua voz cansada e não permitir que você aumente sua gama de notas musicais.

Como cantar rock
Aprender a respirar corretamente ajuda a melhorar sua voz (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Exercícios Vocais

Aquecer sua voz e fazer exercícios é o meio mais fácil de eliminar falhas. Cante sons vocais diferentes e sinta as vibrações do ar em seu rosto. A ressonância da voz está em sua cabeça, olhos, nariz e bochechas, por isso, ela é frequentemente chamada de "máscara". Nunca force sua voz e mantenha sempre sua garganta relaxada e aberta. Cante e murmure vogais utilizando escalas pentatônicas ascendentes e descendentes (começando no C médio, as notas da escala pentatônica são C,D,E,F e G). Continue cromaticamente com escalas pentatônicas em cada nota, até alcançar uma um pouco além de sua zona de conforto. Cante staccato (simples e duplo) e legato (suave). Cante arpejos e intervalos consonantais como terceiras.

Como cantar rock
Os exercícios vocais são essenciais para uma boa performance (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Saúde do Corpo

Já que seu corpo é um instrumento, você deve cuidar dele. Exercícios de alongamento e relaxamento ampliarão sua capacidade muscular, particularmente dos músculos necessários para cantar. Exercite sua respiração para ajudá-lo a controlá-la e a fortalecer seu diafragma. Não use drogas. Beba água, porém sempre sem gelo e nunca estupidamente gelada. Não beba café ou chá porque suas dobras vocais podem secar. Evite produtos derivados do leite e coma alimentos saudáveis para manter a saúde de seu corpo e de sua voz. Se você estiver com a garganta inflamada e precisar cantar, faça gargarejo com uma solução salina.

Como cantar rock
Cuidando do corpo você cuida de sua voz (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Problemas com a voz

Problemas comuns com a voz geralmente originam-se de uma falta de técnica. O vibrato, ou oscilação de uma nota, ocorre de forma natural. Se você estiver forçando o vibrato, há alguma coisa que você não está fazendo corretamente e você deve trabalhar com o controle de sua respiração e relaxar sua garganta. Problemas de entonação também são causados por falta de controle da respiração e praticar aquecimentos vocais pode melhorar sua entonação. Treinar o ouvido também pode ajudá-lo a resolver problemas de entonação. Cantores de rock que gritam ou usam sua voz torácica não têm controle de suas vozes e elaas quase sempre têm que ser melhoradas quando gravadas. Mesmo em situações nas quais os instrumentos são amplificados no rock, um tom ressonante soará melhor do que você forçar sua voz.

Como cantar rock
Aprenda as técnicas para melhorar sua voz (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível