Como fazer um canteiro de flores em um chão de cimento

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um canteiro de flores em um chão de cimento
Aprenda a fazer um canteiro de flores (Visage/Stockbyte/Getty Images)

É possível cultivar um jardim de flores mesmo se o único espaço disponível estiver coberto de concreto. Considere a construção de um canteiro de flores suspenso sobre o chão de concreto do seu pátio, entrada de garagem ou sadaca. O fornecimento de solo e condições ideais para o cultivo, sem danificar o concreto, resulta em um canteiro colorido e produtivo.

Outras pessoas estão lendo

Construção do canteiro

Um simples canteiro suspenso permite que você confine o solo sobre o chão de cimento. Construa as laterais do canteiro com pedaços de madeira ou tijolos. Uma estrutura de madeira requer pouco esforço para movimentá-lo, caso necessário. Construa a estrutura com profundidade de 25 a 30 cm, proporcionando solo o suficiente para as raízes das flores. Apesar de você poder colocar o solo diretamente sobre o chão de cimento, a drenagem é insuficiente e as plantas podem sofrer com o solo encharcado. Colocar uma malha de ferro no fundo da estrutura e então forrá-la com plástico para cobertura de solo faz com que ele permaneça no lugar, ao mesmo tempo em que permite a drenagem da umidade. Eleve o canteiro a uma altura de 5 a 8 cm para que a umidade seja livremente drenada pelo fundo.

Necessidades do solo

Utilizar um solo solto e bem drenado em canteiros suspensos previne a compactação. Misturas contendo adubo, turfa e vermiculite ou perlite funcionam bem. Um canteiro construído sobre o concreto é totalmente dependente de fertilização externa para fornecer os nutrientes para as plantas. A fertilização inicial de forma lenta fornece os nutrientes para as plantas durante os dois a três primeiros meses após a plantação. Depois disso, a aplicação mensal de fertilizantes solúveis é necessária para repor os nutrientes.

Cuidados

As flores que crescem em um canteiro suspenso sobre o concreto necessitam de cuidados similares àquelas que crescem em canteiros tradicionais. Mantenha o solo úmido, regando-o regularmente, mas evite água em excesso. Ervas daninhas não causam muitos problemas em uma base de concreto, mas retire as que aparecerem mesmo assim. Evite andar ou engatinhar sobre o solo, pois isso faz com que ele se compacte. Enxaguar regularmente o concreto ao redor do canteiro ajuda a mantê-lo limpo e previne solos pesados ou acúmulo de sujeira.

Preocupações

A drenagem de água do canteiro pode se acumular sobre a superfície do concreto, criando um problema estético e possivelmente danificando-o. Posicionar o canteiro sobre pernas curtas e utilizar sob ele uma bandeja, como uma bandeja de aquecimento de água, ajuda a eliminar esses problemas. Sais de fertilizantes deixam um resíduo branco no concreto. Utilizar uma bandeja sob o canteiro previne o escoamento de água e fertilizante, e o enxágue do concreto ao redor do canteiro após a aplicação de fertilizante também minimiza as marcas brancas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível