Como fazer um cão adulto parar de morder

Escrito por j. johnson | Traduzido por debora benatti
Como fazer um cão adulto parar de morder
Cães às vezes brincam de forma agressiva (fawn pug dog image by Paul Hill from Fotolia.com)

Quando se decide adotar um cão adulto, é preciso estar ciente da grande responsabilidade envolvida. É possível que não haja nenhum problema com a adoção em si nem com seu cão. Entretanto, você pode se deparar com alguns obstáculos ao longo do caminho. Por exemplo, às vezes cães adultos desenvolvem o hábito de morder. Se você não consegue resolver esse problema sozinho ou se há a possibilidade de alguém se ferir seriamente, deixe o cão isolado e peça ajuda a um veterinário, um especialista em comportamento animal ou um treinador de cães. Para casos menos graves, como brincar de morder ou apenas mordidinhas, você pode agir para deter esse comportamento em seu cão adulto.

Instruções

  1. 1

    Preste atenção ao comportamento de seu cão quando ele morde. Se parecer relaxado, tranquilo e brincalhão provavelmente é um problema que você pode resolver. Entretanto, se você perceber sinais de agressão, como corpo rígido, dentes à mostra e focinho franzido, procure ajuda de um profissional qualificado.

  2. 2

    Mostre a seu cão que mordidas doem. Quando estiver brincando com ele, espere até que ele morda para expressar sua dor. Um grito é suficiente.

  3. 3

    Aplique pausas. Quando seu cão morder você, grite e pare de brincar. Ele aprenderá que uma mordida forte machuca e que faz a brincadeira parar. Espere aproximadamente 20 segundos antes de voltar a brincar.

  4. 4

    Se as pausas não funcionarem, saia do ambiente. Quando ele morder, grite, levante-se e deixe-o sozinho. Espere alguns minutos para brincadeiras mais leves.

  5. 5

    Quando seu cão não estiver mais mordendo forte, comece o processo novamente de gritar, pausar a brincadeira e sair do ambiente em resposta a mordidas razoáveis. Continue até que as mordidas estejam bem suaves.

  6. 6

    Substitua as mãos por outros objetos quando estiverem brincando, para ensinar seu cão a não morder nunca. Podem ser brinquedos, ossinhos, biscoitos para cães ou uma corda para brincar de cabo de guerra. Lançar um objeto para que ele vá buscar também é uma boa substituição.

  7. 7

    Aplique um spray de sabor ruim nos itens que seu cão gosta de morder, como os dedos do pé. Cães não gostam do sabor amargo; isso pode funcionar bem.

  8. 8

    Mantenha seu cão ativo e entretido. Dê a ele novos brinquedos ou mimos frequentemente e brinque com o animal todos os dias. Bastante entretenimento e exercícios podem ajudar seu cão adulto a parar de morder.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível