Por que o cão continua a lamber tudo ao redor da casa?

Escrito por daniel cobalt | Traduzido por valéria magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o cão continua a lamber tudo ao redor da casa?
Cão indo lamber (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A lambida excessiva de objetos por cães não é incomum. Comportamentos obsessivos, como lamber, são perturbadores e prejudiciais para o cão e sua família. Entender o motivo de cães fazerem isso e os passos para parar esse comportamento são importantes para o bem-estar do cão.

Outras pessoas estão lendo

Lamber, lamber, lamber

Lamber é um comportamento normal. Eles lambem tudo. Além disso, da mesma forma que crianças colocam as coisas em suas bocas, cães lambem para obter informações. Devido a sua capacidade de paladar ser muito superior aos seres humanos, eles reúnem uma grande quantidade de informações. No entanto, quando isso se torna obsessivo, pode ser prejudicial, destrutivo ou perturbador. Cães que lambem obsessivamente não estão reunindo mais informações do que uma pessoa obcecada em lavar as mãos. O comportamento é compulsivo, ou seja, eles devem fazê-lo mesmo que seja prejudicial ao seu bem-estar.

Por que o cão continua a lamber tudo ao redor da casa?
Cachorro com a língua pra fora (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

Impacto no animal e na família

Quando um cão ocasionalmente lambe objetos interessantes ou pessoas, pode ser encantador. Quando ele passa o tempo todo lambendo tudo em casa, pode criar um comportamento que indica um problema. Essa mania também influência na maneira com que o cão interage com a família, como ela reage ao cão e a capacidade de ter um relacionamento normal com ele. A frustração com o comportamento pode levar a respostas negativas, agravando o comportamento e causando estresse para os seres humanos e cães.

Por que o cão continua a lamber tudo ao redor da casa?
Cachorro beijando (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Explorando as cusas

Há uma variedade de causas para esse comportamento obsessivo, incluindo tédio, dor, alergias, doenças e estresse. O primeiro passo para parar o comportamento é descobrir o motivo. Examine todas as mudanças do lar, de rotina, meio ambiente, alimentação e dinâmica familiar. O segundo passo é a verificação minuciosa pelo médico veterinário. Exames de sangue podem indicar um problema ou excluir condições médicas como a causa.

Por que o cão continua a lamber tudo ao redor da casa?
Prateleiras com produtos caninos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Removendo a causa

A primeira parte da alteração do comportamento depende da compreensão e remover a causa das lambidas progredirem a esse nível. Lidar com a causa é necessário para começar a fazer mudanças. No entanto, lidar com ela, seja médica ou não, é apenas o início, pois, uma vez que o comportamento foi estabelecido, ele deve ser tratado separadamente. Se o comportamento for grave, um veterinário pode recomendar medicação para ajudar a lidar com a ansiedade.

Por que o cão continua a lamber tudo ao redor da casa?
Veterinário examinando um cachorro (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Mudando o comportamento

Para mudar um comportamento obsessivo, ele deve ser interrompido e comportamentos alternativos colocados em seu lugar. Encontrar bons e seguros brinquedos para mastigar, como Kongs ou outros que entretêm, ajudam a diminuir o hábito de lamber, quando a família não está em casa para supervisionar o cão. Alguns cães podem ser impedidos com maçã amarga e outros sprays, mas a maioria simplesmente pensa que você deu um molho. Quando a família está em casa, pare o comportamento fazendo o uso de coleiras e impedindo que ele lamba. Diga em voz severa, mas em tom baixo: "não lamba". Dê atenção positiva ao cão quando ele não lamber. Agende exercícios regulares e curtos como formas produtivas para mudar a rotina do cão, diminuindo o estresse e proporcionando comportamentos alternativos para ocupar seu tempo. Fazer exercícios não só irá ajudar a substituir comportamentos ruins, mas aumentará o vínculo com o animal de estimação e fazer uma família saudável e feliz!

Por que o cão continua a lamber tudo ao redor da casa?
Dando um comando a um cão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível