Família

Cão doente: olhos vermelhos e coçando

Escrito por kay wagers | Traduzido por eduardo horst maidana
Cão doente: olhos vermelhos e coçando

Coceira e olhos vermelhos podem ser sintomas de um problema sério de saúde em cães

portrait of husky dog image by sarit saliman from Fotolia.com

Se o seu cão está com os olhos vermelhos e se coçando demais, especialmente na área ao redor dos olhos, você deve levá-lo ao veterinário. Os cães são suscetíveis a muitos tipos de problemas oculares. Alguns, como as alergias, são comuns e facilmente tratáveis. Outros, como a síndrome úveo-dermatológica, são raros e necessitam de tratamento imediato.

Outras pessoas estão lendo

Alergias

Assim como os humanos, os cães podem sofrer de alergias. Quando isso ocorre, o sistema imunológico canino reage a alguma substância do ambiente como se ela fosse nociva e tenta removê-la do organismo. Os alérgenos que afligem o cão podem não causar problemas a você ou a outros cães da casa. Os cachorros podem ser alérgicos a produtos químicos, pólen, poeira e fumaça. As alergias que causam irritação nos olhos caninos podem desencadear conjuntivites.

Síndrome úveo-dermatológica

A síndrome úveo-dermatológica é um problema no qual o sistema imunológico ataca as células pigmentares localizadas nos olhos e na face dos cães. Veterinários não conhecem a causa dessa doença. Ela ocorre mais frequentemente em raças como akita, samoieda, husky siberiano e setter irlandês.

Sintomas

Um cão que está com alergia pode apresentar olhos congestos e com coceira. Seu cachorro pode arranhar os olhos, o que pode irritá-los. Os alérgenos oculares podem levar à conjuntivite, que é caracterizada por olhos vermelhos com secreção aquosa. Os sintomas da síndrome úveo-dermatológica incluem forte coceira na pele ao redor dos olhos do cão. Com o tempo, a pele pode desenvolver úlceras devido à coceira e os olhos ficarão inflamados.

Tratamento

As alergias podem ser tratadas através da remoção dos alérgenos que as causam do ambiente canino. Se isso não for possível, limpar e lavar a área do seu cão frequentemente pode ajudar a reduzir o número de alérgenos. Injeções para alergia estão disponíveis com veterinários. Alivie os olhos vermelhos da conjuntivite tratando das alergias e fazendo lavagens com soro. A síndrome úveo-dermatológica é tratada com altas doses de esteroides. Outras drogas imunossupressoras podem ajudar a controlar a doença.

Considerações

Se os sintomas dos olhos vermelhos e coceira do seu cão são causados por alérgenos transportados pelo ar, deixá-los sem tratamento pode resultar no desenvolvimento de outros problemas de saúde, incluindo bronquite. A síndrome úveo-dermatológica pode ser de difícil tratamento e controle. Se você e seu veterinário não agirem rápido e agressivamente, essa doença poderá levar a cataratas, descolamento de retina, glaucoma e até cegueira.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media