Mais
×

Cão doente: olhos vermelhos e coçando

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se o seu cão está com os olhos vermelhos e se coçando demais, especialmente na área ao redor dos olhos, você deve levá-lo ao veterinário. Os cães são suscetíveis a muitos tipos de problemas oculares. Alguns, como as alergias, são comuns e facilmente tratáveis. Outros, como a síndrome úveo-dermatológica, são raros e necessitam de tratamento imediato.

Coceira e olhos vermelhos podem ser sintomas de um problema sério de saúde em cães (portrait of husky dog image by sarit saliman from Fotolia.com)

Alergias

Assim como os humanos, os cães podem sofrer de alergias. Quando isso ocorre, o sistema imunológico canino reage a alguma substância do ambiente como se ela fosse nociva e tenta removê-la do organismo. Os alérgenos que afligem o cão podem não causar problemas a você ou a outros cães da casa. Os cachorros podem ser alérgicos a produtos químicos, pólen, poeira e fumaça. As alergias que causam irritação nos olhos caninos podem desencadear conjuntivites.

Síndrome úveo-dermatológica

A síndrome úveo-dermatológica é um problema no qual o sistema imunológico ataca as células pigmentares localizadas nos olhos e na face dos cães. Veterinários não conhecem a causa dessa doença. Ela ocorre mais frequentemente em raças como akita, samoieda, husky siberiano e setter irlandês.

Sintomas

Um cão que está com alergia pode apresentar olhos congestos e com coceira. Seu cachorro pode arranhar os olhos, o que pode irritá-los. Os alérgenos oculares podem levar à conjuntivite, que é caracterizada por olhos vermelhos com secreção aquosa. Os sintomas da síndrome úveo-dermatológica incluem forte coceira na pele ao redor dos olhos do cão. Com o tempo, a pele pode desenvolver úlceras devido à coceira e os olhos ficarão inflamados.

Tratamento

As alergias podem ser tratadas através da remoção dos alérgenos que as causam do ambiente canino. Se isso não for possível, limpar e lavar a área do seu cão frequentemente pode ajudar a reduzir o número de alérgenos. Injeções para alergia estão disponíveis com veterinários. Alivie os olhos vermelhos da conjuntivite tratando das alergias e fazendo lavagens com soro. A síndrome úveo-dermatológica é tratada com altas doses de esteroides. Outras drogas imunossupressoras podem ajudar a controlar a doença.

Considerações

Se os sintomas dos olhos vermelhos e coceira do seu cão são causados por alérgenos transportados pelo ar, deixá-los sem tratamento pode resultar no desenvolvimento de outros problemas de saúde, incluindo bronquite. A síndrome úveo-dermatológica pode ser de difícil tratamento e controle. Se você e seu veterinário não agirem rápido e agressivamente, essa doença poderá levar a cataratas, descolamento de retina, glaucoma e até cegueira.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article