Mais
×

Porque meu cão fica lambendo o chão?

Atualizado em 21 julho, 2017

Você certamente ama seu companheiro canino, mas alguns de seus comportamentos estranhos podem lhe enlouquecer. Um destes é a insistência do animal de lamber o chão, seja de carpete, madeira ou qualquer outro material.

A insistência do cão em lamber o chão pode ser irritante (Image by Flickr.com, courtesy of bazusa)

Considerações

Uma das possíveis razões para o cão lamber o chão é o comportamento obsessivo-compulsivo. Essa condição não afeta só seres humanos, e cães sofrendo por estresse devido à mudanças, como uma casa nova, podem desenvolver esse comportamento.

Significância

O comportamento também pode ser resultado de uma condição médica. Causas possíveis incluem a Doença de Cushing, convulsões, falha renal, hidrocefalia e outras doenças neurológicas.

Teorias e especulações

Outra razão para o cão lamber o chão pode ser que ele só gosta do cheiro ou gosto do produto de limpeza que você usa, segundo Mary Burch, diretora do Clube dos Canis Americanos.

Efeitos

O aroma duradouro de uma comida apetitosa que caiu no chão também pode atrair o seu cachorro. O senso de aroma apurado do animal pode detectar o odor de coisas derrubadas no dia anterior.

Potencial

Seu cão pode estar lambendo o chão por estar entediado. Ele está se auto-estimulando com lambidas porque não tem mais nada para fazer, as vezes ele só precisa de mais um ou dois brinquedos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article