Mais
×

Como fazer um cão parar de avançar em outros cães

Um cão que avança em outros coloca a ele mesmo e seu dono em risco, além de poder causar ferimentos graves também aos outros cães e seus donos. O cenário clássico para isso é quando alguém está passeando com o seu cão que avança em outro animal que se aproxima, enquanto rosna e late. Se você tiver um animal de estimação que se comporta dessa forma, é muito importante que aprenda a assumir o controle sobre ele. Isso pode ser feito seguindo alguns passos simples, com uma boa dose de determinação, paciência e liderança.

Instruções

É importante saber como controlar seu cão e não deixá-lo avançar em outros cães (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

    Como fazer com que um cão não avance em outros cães

  1. Comece não deixando o cão puxar a coleira e tenha tolerância zero quanto a isso. A maioria dos cães que puxa têm um histórico de serem autorizados para fazê-lo; a ação de puxar é um comportamento aprendido. Para que o seu animal de estimação seja treinado para parar de puxar, ele já deve saber os comandos básicos de sentar, caminhar junto e ficar parado.

  2. Provoque a dessensibilização de seu cão treinando-o a ser menos reativo na presença de outros cães. Com a coleira e o cabeção para guia, deixe-o em contato com outro animal a uma distância em que ele não reaja. Você vai precisar de um voluntário, como um amigo ou um membro da família com o seu próprio cão, para ajudá-lo no exercício. Caminhem com os dois cães à alguma distância, mas mantendo-se lado a lado.

  3. Reconheça qual é a distância para que seu cão não reaja à presença do outro e recompense-o por comportamentos calmos e não reativos. Seu cão deve caminhar por alguns minutos a essa distância enquanto você parabeniza e recompensa sua ação com guloseimas. Nesse exercício, devem ser utilizadas guloseimas que seu cão realmente ama, como fígado ou salsicha fatiada.

  4. Passeie com o seu cachorro ao lado de outro cão a uma distância menor. Qualquer tentativa de fugir ou correr deve ser desencorajada distraindo o cão com um som agudo, um movimento ou um comando verbal, ao passo em que cada vez que o cão prestar atenção e a coleira ficar folgada, você deve recompensá-lo. Preste atenção à linguagem corporal do seu animal de estimação para impedi-lo de puxar antes que ele realmente tente fazer isso.

  5. Pratique esse exercício várias vezes e em distâncias cada vez mais próximas do outro cão. Seu cão vai aprender que, ao ignorar o outro, ele será recompensado. Com paciência e persistência de sua parte, seu cão vai aplicar este comportamento recém aprendido sempre que encontrar outros cães.

Dicas

  • Para que o seu cão relacione os outros cães a coisas boas, você deve falar em um tom otimista de voz ao ver um deles se aproximar. Diga a ele "Olha, aí vem um cão amigo!". Os cães percebem a tensão de seus donos e, por isso, se você ficar tenso quando notar que outro animal se aproxima, seu cão vai pegar esse sentimento negativo. Em casa, os cães devem ser desencorajados a pular em janelas, portas e cercas quando outros cães passam. A socialização precoce com outros cães enquanto são filhotes pode ajudar a prevenir esses tipos de problema mais tarde.

Aviso

  • Cães agressivos devem ser amordaçados durante o exercício por razões de segurança. Utilize como voluntários apenas donos de cães calmos e não reativos para incentivar a calma e a submissão. Embora uma coleira apertada possa ajudar o proprietário a se sentir no controle, ela também pode deixar o cão mais tenso e na defensiva. Casos graves de agressão com outros cães podem exigir a intervenção de um treinador profissional.

O que você precisa

  • Cabeção para guia
  • Coleira
  • Guloseimas
  • Voluntários
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article