Como dizer se um cão tem tumores, cistos ou câncer

Escrito por louise lawson | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como dizer se um cão tem tumores, cistos ou câncer
A detecção precoce de uma afecção dá ao seu animal de estimação melhores chances de sobreviver (http://www.flickr.com/photos/oddwick/2338547096/)

Tumores e câncer são algumas das condições mais sérias e aterrorizantes que podem acometer o seu animal de estimação. Muitas formas de câncer têm um rápido desenvolvimento em cães, então a detecção precoce é essencial para dar ao seu animal as melhores chances de sobrevivência.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Como identificar se o cão tem tumores, cistos ou câncer

  1. 1

    Familiarize-se com os hábitos normais de seu cão. Fique atento às quantidades de alimento e água que ele consome todos os dias para saber se passou a ingerir menos comida e líquidos. Observe se ele parou de brincar com os brinquedos favoritos ou se está se exercitando menos. A preguiça e a letargia muitas vezes são sinais de doença.

  2. 2

    Examine seu cão com frequência em busca de alterações no corpo ou na pele. Muitos caroços quase sempre são benignos, enquanto outros tipos de câncer podem não ser vistos ou sentidos. Saber o que é normal no corpo de seu cão é importante, e quaisquer anormalidades devem ser verificadas por seu veterinário à medida que forem notadas.

  3. 3

    Verifique a urina e as fezes do animal para detecção de quaisquer alterações. Qualquer muco ou sangue, ou odores fortes na urina podem indicar que ele está doente. Seu veterinário talvez queira fazer amostras das excreções do animal, então certifique-se de anotar essas mudanças para discutir com o profissional.

  4. 4

    Programe um exame inicial com o seu veterinário. Ele realizará um exame físico completo, verificando os sinais vitais de seu cão para ter uma base para mensurar as alterações ocorridas em seu cão. Também serão solicitados exames de sangue para checar quaisquer anormalidade que não estejam visíveis.

  5. 5

    Discuta com o veterinário suas próprias anotações sobre os hábitos de seu cão. Peça para ele examinar quaisquer nódulos não habituais e informe-o sobre quaisquer modificações notadas na rotina normal do animal que possam indicar uma enfermidade.

  6. 6

    Solicite uma radiografia para checar os órgãos internos de seu cão em busca de quaisquer anormalidades. Esta mostrará tumores em potencial no corpo de seu cão que podem estar deixando o animal doente. Imagens de tomografia computadorizada (TC) ou ressonância nuclear magnética (RNM) são muito mais detalhadas e darão ao veterinário uma visão bem mais acurada sobre quaisquer tumores em potencial.

  7. 7

    Converse com seu veterinário sobre realizar biopsias ou citologia para quaisquer crescimentos anormais revelados por radiografia, TC ou RNM. A citologia drena líquidos e células do tumor, e estes são analisados para detecção de malignidade, enquanto uma biopsia em geral inclui a remoção de uma parte ou de todo o tumor para análise. O veterinário determinará qual a melhor ação a adotar para a doença de seu cão.

  8. 8

    Mantenha seu cão calmo e quieto durante a recuperação desses procedimentos. É mais provável que a cirurgia e a dor o reprimam, então mime-o e o faça descansar o quanto for preciso para se recuperar antes de voltar a brincar ou realizar outras atividades extenuantes. Seu veterinário entrará em contato ao chegarem os resultados dos exames, e você poderá discutir com ele a saúde e o prognóstico de seu cão depois que tiver uma resposta definitiva sobre os tumores do animal.

Dicas & Advertências

  • Seja minucioso ao checar seu cão. Quanto mais familiarizado você estiver com o corpo do animal, mais fácil será ressaltar quaisquer anormalidades para o seu veterinário.
  • Nunca adie uma visita ao veterinário se suspeitar que algo está errado. Muitas formas de câncer atacam rapidamente, assim quanto mais cedo seu cão for examinado, melhor será seu prognóstico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível