Mais
×

Como fazer uma capa de bíblia de couro trabalhado

Atualizado em 17 abril, 2017

As bíblias são geralmente itens importantes para seus proprietários, e podem se tornar relíquias de família. Por isso, protegê-las de sujeira e de danos é uma consideração significativa. Uma capa de bíblia feita à mão não só cumprirá sua utilidade, como também contribuirá para a beleza e o histórico familiar do livro.

Instruções

A bíblia sagrada (Hand and Bible image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)
  1. Selecione um couro apropriado para a capa. Dê preferência aos que são finos e flexíveis, normalmente encontrados em lojas de artesanato.

  2. Estenda o couro sobre uma superfície, com o lado macio para baixo, e coloque a bíblia fechada acima dele. Com exceção da lombada, contorne todos os lados do livro no couro usando a caneta.

  3. Vire a bíblia para cima, de forma que apenas a lombada fique em contato com o couro, e contorne a parte superior e inferior dela. Depois, gire o livro para que o outro lado fique sobre o couro, e contorne todos os lados, exceto a lombada.

  4. Remova a bíblia e conecte os traços do contorno no couro com a caneta. Eles devem formar um retângulo grande. Meça 1,5 cm para fora de todos os lados do retângulo e marque-os com a caneta para formar um retângulo maior.

  5. Recorte o retângulo maior com um estilete e vire o couro para o outro lado.

  6. Grave quaisquer desenhos, imagens ou letras que queira na capa com o estilete, fazendo cortes em ângulo no meio do couro e, em seguida, fazendo cortes nos mesmos lugares no ângulo oposto, de modo a remover uma parte em forma de V do topo do couro. Se desejar, estampe quaisquer desenhos, imagens ou letras no couro colocando carimbos e golpeando-os firmemente na parte de trás com uma marreta.

  7. Vire o couro para baixo e coloque a bíblia aberta no meio dele. Meça a distância entre as bordas esquerda e direita do livro e as bordas respectivas do couro (as duas medidas devem ser iguais).

  8. Recorte dois retângulos idênticos de couro. As bordas maiores de cada um devem ser tão longas quanto as extremidades pequenas do retângulo grande, e as menores devem ser 1,5 cm maiores que a medida entre a borda da bíblia aberta e a do retângulo grande.

  9. Coloque os retângulos pequenos virados para cima sobre o grande. Cada retângulo pequeno deve ser alinhado com uma das bordas menores do pedaço grande. Essas duas peças formarão bolsos para segurar a capa da bíblia.

  10. Costure as bordas superior, inferior e externa dos retângulos menores nas bordas respectivas do pedaço grande, usando o fio de linho.

  11. Tinja a capa passando a tinta para couro com um pincel de esponja. Deixe-a secar de um dia para o outro e depois remova qualquer excesso.

  12. Abra a bíblia e deslize as bordas externas para dentro dos bolsos da nova capa de couro.

O que você precisa

  • Couro
  • Caneta
  • Fita métrica
  • Estilete
  • Carimbo para couro
  • Marreta
  • Tinta para couro
  • Pincel de esponja
  • Agulhas para couro
  • Fio de linho
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article