×
Loading ...

Como fazer uma capa para bicamas

As bicamas são perfeitas para visitas inesperadas ou para quartos pequenos. A armação da bicama, normalmente, utiliza colchões gêmeos, o que torna difícil de achar uma colcha elegante. Com algumas ferramentas simples e uma máquina de costura, é fácil fazer uma que dará uma aparência surpreendente para ela.

Instruções

Colcha (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Comece tirando as medidas da bicama. Bicamas tradicionais possuem colchões comuns, mas algumas vêm com customizados. Anote as medidas de largura, comprimento e altura. Adicione dois centímetros a cada medida, para as costuras.

    Loading...
  2. Imprima as estampas no tecido. Calcule as medidas da bicama utilizando um pedaço de tecido de um metro. Para isso, pegue o comprimento da cama e calcule quantos pedaços serão necessários e repita o processo para a largura. A maioria dos tecidos são vendidos por metro. Então tire as medidas antes de comprá-los.

  3. Vá a uma loja de tecidos e escolha os de sua preferência. Se a bicama fica em um quarto com cortinas, escolha um tecido que combine. Leve as medidas anotadas. Peça aos funcionários sugestões de tecido para colchas. Selecione um tecido que aguentará as lavagens sem perder a cor. Compre uma linha que combine com o tecido.

  4. Tire as medidas dos colchões. Essas serão as peças principais da colcha. Certifique-se de que as costuras não sobreponham as estampas. Costureiras inexperientes devem transferir as medidas em pedaços padrão, mas é fácil colocar o tecido no chão e cortar os pedaços a partir da medida.

  5. Disponha o tecido, deixando o vinco no lugar. Certifique-se de que os vincos estejam uniformes. Se não, passe o tecido para que fiquem. Use o comprimento do topo da cama como primeira medida. Use os alfinetes para indicar o lugar de corte. Faça o mesmo para as medidas laterais. Dependendo do tamanho do quarto, será possível dispor as peças laterais em paralelo às peças de cima.

  6. Corte o tecido onde demarcado.

  7. Alfinete as peças de tecido para a costura. As peças laterais devem ficar de frente ao interior da peça de cima. Prenda cada lado de uma vez, para garantir que as bordas se encontrem ao costurar. Se houver estampas no tecido, assegure-se de que elas fiquem do lado de fora.

  8. Uma vez que as bordas das peças laterais estejam costuradas na parte de cima, abra a colcha.

  9. Costure a bainha onde a colcha toca o chão. Para isso, adicione cinco centímetros ao tecido e costure à mão ou com a máquina, de acordo com sua preferência.

Loading...

Dicas

  • Coloque uma borda de barbante em cima das costuras. Use uma cor que contraste com a do tecido. Corte o tecido na diagonal, para que encaixe bem no barbante.

Aviso

  • Se escolher um tecido com fibras naturais, lave-o antes do processo. Tome cuidado, pois alguns tecidos encolhem na lavagem. Assegure-se de que as estampas estejam viradas para cima antes de costurar.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Máquina de costura
  • Linha
  • Tecido
  • Tesoura de tecido
  • Papel de estampa (opcional)
  • Alfinetes de costura
  • Barbante colorido (opcional)

Recursos

Loading ...
Loading ...