Como fazer uma capa de CD

Escrito por elizabeth chaplin | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma capa de CD
Crie designs para capa e contracapa de CDs (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

O design gráfico engloba diversas áreas: cartazes de filmes, diagramação de revistas, fotografia editorial e arte de CD. Desenvolver a capa de um CD é um processo divertido, pois permite a combinação entre design e ilustrações, tudo inspirado pela música do artista. Ao criar a arte de capa para um álbum, é importante respeitar o estilo musical do artista para que o trabalho seja o melhor possível. Rascunhar o design para depois terminá-lo em um programa de computador fará com que a arte pareça ainda mais profissional. Uma capa de CD possui frente e verso, portanto projetá-la pode ser um processo trabalhoso, mas também gratificante se você seguir algumas dicas importantes

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bloco de notas
  • Régua
  • Lápis
  • Scanner
  • Adobe Photoshop
  • Mesa digitalizadora (opcional)
  • Adobe InDesign ou Illustrator

Lista completaMinimizar

Instruções

    Começando

  1. 1

    Faça seis quadrados em uma folha do seu bloco de notas. Eles representarão a parte da frente do CD.

  2. 2

    Em uma folha separada, meça seis retângulos de aproximadamente 5 cm por 4 cm. Use duas folhas se necessário. Esses retângulos representarão o verso do CD, que precisa de comprimento extra para cobrir as laterais.

  3. 3

    Esboce suas ideias para o design. Caso necessário, faça mais quadrados e retângulos para continuar esboçando. Esse processo é conhecido como criar "miniaturas" do design final. Não refine ou finalize esses rascunhos; eles são apenas ideias.

  4. 4

    Escolha o design com o qual você estiver mais confiante e discuta-o com o cliente.

  5. 5

    Meça um quadrado de 12,43 cm e um retângulo de 15,39 cm por 12,24 cm em uma folha do bloco de notas. Essas são as medidas de capa e contracapa de CD, com uma perda de 0,30 cm. As medidas podem ser arredondadas para 12 cm por 12 cm e 15 cm por 12 cm.

  6. 6

    Use o quadrado e o retângulo para criar uma composição de seu design. Uma composição é um esboço em preto e branco mais refinado. Inclua mais detalhes e ideias sobre a posição dos textos. Mantenha qualquer informação importante a aproximadamente 0,30 cm das bordas para evitar que sejam cortadas.

    Desenho digital

  1. 1

    Digitalize a composição para o Adobe Photoshop.

  2. 2

    Crie um novo documento que tenha ao menos 12 cm por 12 cm a 300 pixels por centímetro e com fundo transparente.

  3. 3

    Volte para a composição e tecle Ctrl-A para selecionar tudo. Depois aperte Ctrl-C para copiar a imagem para a área de transferência.

  4. 4

    Vá para o novo documento e tecle Ctrl-V para colar o esboço lá. Posicione-o até que preencha o novo documento. Caso necessário, crie marcações na imagem, colocando essas guias a 0,30 cm das bordas para representar a perda. Isso irá impedir uma margem branca de aparecer na hora da impressão.

  5. 5

    Cria uma nova camada sobre o esboço.

  6. 6

    Desenhe sobre o esboço com a ferramenta "paint tool", refinando a imagem ainda mais. Utilize diferentes pincéis, trocando-os na paleta de pincéis que fica no topo da tela. Crie quaisquer contornos primeiro. Para colorir, adicione outra camada, agora sob a dos contornos, e vá preenchendo como se fosse um livro de colorir. Utilize uma mesa digitalizadora para um design mais ilustrativo. Navegue pelo link na seção "Recursos" para outros efeitos que podem ser feitos no Photoshop.

  7. 7

    Repita os passos 1 até o 6 para o verso do CD. As dimensões serão 15,39 cm por 12,24 cm, incluindo a perda. Além das margens de 0,30 cm, adicione mais duas linhas em cada lado a 0,60 cm de distância do fim do documento. Elas serão as linhas de dobra para a espinha do CD. Salve o documento frequentemente para evitar a perda do trabalho.

    Adicionando o texto

  1. 1

    Salve os documentos finalizados. Vá para "File > Save As" (Arquivo > Salvar como) e salve os arquivos como JPEGs. Faça isso escolhendo um nome para cada arquivo e clicando em ".jpg, .jpeg" na caixa "File Type" (Tipo do arquivo).

  2. 2

    Abra um novo documento no Adobe InDesign ou Illustrator que seja de 12 cm por 12 cm. Usar programas como esses para criar o texto é muito importante para um design profissional, já que o texto criado no Photoshop poderá ficar distorcido após a impressão.

  3. 3

    Vá para "File > Place" (Arquivo > Local) e escolha a imagem JPEG que você criou para a capa do CD. A imagem aparecerá no novo documento. Posicione-a até que esteja alinhada às margens do documento.

  4. 4

    Crie margens de 0,30 cm ao redor de todo o documento usando a mesma técnica de clicar e arrastar do Photoshop. Essa área precisa estar sem nenhum texto para que ele evite ser cortado depois.

  5. 5

    Adicione texto à imagem, incluindo o nome do CD e do artista. Escolha fontes e cores que combinem com o design ou ilustração. Por exemplo, para um design tradicional, utilize uma fonte tipo "serif" e, para um design moderno, use uma fonte "sans serif".

  6. 6

    Repita os passos de 1 a 5 para a contracapa, com as dimensões de 15,39 cm por 12,24 cm. Além das linhas de 0,30 cm, adicione mais duas margens em cada lado a 0,60 cm de distância do fim do documento para representar as marcas de dobra. Ao adicionar o texto, certifique-se de incluir o título do álbum e o nome do artista, além da parte da lombada. Salve o documento regularmente enquanto estiver trabalhando.

  7. 7

    Vá até "File > Print" (Arquivo > Imprimir) e selecione PDF da caixa que indica o tipo da impressão. Isso não imprimirá o documento, mas irá salvá-lo como um arquivo PDF. Uma caixa de diálogo para a configuração do PDF aparecerá em seguida.

  8. 8

    Escolha a impressão de alta qualidade da caixa de impressão ou de resolução. Clique em "Print" (Imprimir). Repita os passos 7 e 8 para o verso do CD. Os PDFs são documentos aceitos universalmente pelas impressoras.

Dicas & Advertências

  • Escute o álbum antes de criar um design e faça esboços enquanto estiver escutando as músicas. Isso ajudará sua criatividade a fluir.
  • Desenhos vetoriais também podem ser criados no Adobe Illustrator.
  • Salve frequentemente os documentos enquanto estiver trabalhando. Caso o programa trave ou uma queda de energia ocorra, você pode perder o trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível